Cidades

oportunidade

Pela 1ª vez Itaipulândia traz programa de castração gratuita

Um programa inédito em 30 anos de município irá levar mais saúde e bem-estar animal para 109 cães e gatos de Itaipulândia. O CASTRAPET Paraná é uma conquista da Administração Municipal de Itaipulândia por meio da Secretaria de Meio Ambiente, intermediada pelo esforço da prefeita Cleide Prates em solicitação ao Deputado Estadual Hussein Bakri.

PUBLICIDADE

Cleide comenta: “Queremos zerar o número de animais de rua, pois eles sofrem e ficam doentes. Para isso, é preciso continuar com a castração e incentivar a adoção responsável”.

Nesta sexta-feira (20), o projeto castrou 55 felinos, 27 cachorros e 27 cadelas. Primeiro, foram atendidas as famílias de baixa-renda e beneficiários do programa Auxílio Brasil e CadÚnico. Depois, as Organizações Não-Governamentais e protetores independentes. Em seguida, o cadastro foi aberto para a população em geral. O prefeito em exercício, Lindolfo Martins Rui, também acompanhou os trabalhos durante a manhã.

CASTRAR É PROTEGER

A castração é gera benefícios para o bem-estar animal: reduz o risco de câncer, a quantidade de fugas, aumenta a longevidade, reduz a agressividade, controla a população e inibe a marcação de território.

MAUS-TRATOS É CRIME

A adoção de um animal deve ser realizada com responsabilidade. Animais domésticos precisam de cuidados, medicamentos, ração, água potável, espaço para brincar, atenção e carinho da família, entre outros. A Lei Nº 14.064/2020 aumentou as penas para as pessoas que cometem maus-tratos aos animais, sendo de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda.

Comentários