Cidades

POSSE

Prefeito de Santa Helena é novo presidente do Conselho dos Lindeiros

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu elegeu nesta terça-feira (28), sua nova diretoria executiva e conselho fiscal para a gestão 2023/2024. Como havia apenas uma chapa protocolada a eleição foi feita por aclamação e aprovada por unanimidade dos presentes à Assembleia Geral Ordinária (AGO). No ato houve a participação de prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e presidentes de associações comerciais e empresariais dos municípios lindeiros ao lago de Itaipu.

A nova diretoria executiva tem como presidente Evandro Grade – Zado, prefeito de Santa Helena; Vice-presidente, Antônio França Benjamim, prefeito de Medianeira; Secretária: Claudete Maria Remor, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena – Acisa; Vice-secretário, Willian Marcos Leal, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Missal – Acimi; Tesoureiro, Cristiano Luis Metzner, vereador representante da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon; Vice-tesoureiro, André Luís da Silva Royer, vereador representante da Câmara de Vereadores de Itaipulândia.

A chapa do conselho fiscal tem como membros titulares, Guilherme Pivatto Júnior, prefeito de Diamante D’Oeste; Ari Aloísio Maldaner, prefeito de Entre Rios do Oeste e Jolmir Raimundi, presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu – Acismi. Como suplentes estão inscritos, Nelton Brum, prefeito de São José das Palmeiras e Givanildo José Tiroldi, vereador de Guaíra.

Destaques da pauta

Na pauta da AGO também esteve a apresentação de proposta para análise dos valores de mensalidades; Assinatura do protocolo de intenção do consórcio multifinalitário; apresentação da plataforma da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Prestação de contas com parecer do conselho fiscal; e eleição e posse de nova diretoria executiva e conselho fiscal. 

Na condução das discussões o presidente da gestão 2021-2022, Heraldo Trento, destacou as ações do Conselho dos Lindeiros e ressaltou, principalmente, o processo para a implementação do consórcio multifinalitário e de uma sala de projetos para atender aos municípios membros. “O cooperativismo na região é muito forte e precisa de obras estruturantes”, ressaltou.

Trento exaltou a nova diretoria e a representatividade regional. “Estamos dispostos a continuar contribuindo com o Conselho dos Lindeiros e consórcio multifinalitário”, destacou.

Continuidade de ações

O novo presidente, Evandro Grade, destacou que continuará com os trabalhos que estavam sendo desenvolvidos, principalmente relacionados à manutenção dos Royalties de Itaipu, tendo em vista a revisão do conhecido ‘Anexo C’, do Tratado de Itaipu. “Nos dias 07, 08 e 09 de março serão mantidas diversas reuniões em Brasília com Câmara, Senado e Executivo Federal e dentre elas teremos uma agenda específica com o Ministério de Minas e Energia, lembrou o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento.

Com relação à eleição e posse como presidente do Conselho dos Lindeiros, o prefeito de Santa Helena, Evandro Grade destacou que “foi um dia marcante”. “Gostaria de agradecer os prefeitos, vereadores e empresários pela confiança para conduzir esta entidade pelos próximos dois anos, principalmente nesse momento de revisão do Anexo C”, ressaltou.

Conforme o novo presidente, há a necessidade de melhorar as rodovias da para expansão da capacidade de trânsito com duplicação, terceiras pistas e áreas de desaceleração. O apoio e recursos devem ser buscados junto à Itaipu Binacional, Governo do Estado, Governo Federal e outras entidades.  

Comentários