Cidades

Conselho saúde

Prefeitos e secretários municipais de saúde participam de Assembleia no CISI

SERRANÓPOLIS DO IGUAÇU – Nesta sexta-feira (15), o prefeito municipal de Serranópolis do Iguaçu Ivo Roberti, o vice-prefeito Gilberto Marsaro e o secretário municipal de saúde Alex Roveda participaram da 1º Assembleia Geral Extraordinária do CISI – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Iguaçu em 2021.

Na oportunidade foram discutidos assuntos referentes ao trabalho realizado pela entidade como gestão a saúde, financiamento da atenção básica e fortalecimento do consórcio.

Também foi destaque da reunião a posse do conselho diretor do CISI Gestão 2021 e a composição do Conselho Fiscal, que foi atribuído a Itaipulândia, Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu.

ITAIPULÂNDIA – A prefeita Cleide Prates também da primeira Assembleia Extraordinária de Prefeitos promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Iguaçu (CISI).

Durante o encontro, o secretário de Saúde de Itaipulândia, Paulo Carvalho, foi eleito representante titular do Conselho Fiscal e irá representar o município nas atribuições.

O CISI é um instrumento de regionalização da saúde pública e existe para gerenciar os recursos focando em economia para os municípios, trabalhar em rede de atenção à saúde básica e especializada, além de fornecer equipes multiprofissionais para atendimento aos pacientes.

Marlei da Rosa, diretora executiva do órgão, explica que “um paciente possui várias situações que precisam ser avaliadas por profissionais de diferentes áreas, e o objetivo do CISI é promover esse atendimento com qualidade, gerando economia de escala aos municípios”.

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU – O prefeito Motta também esteve presente da primeira Assembleia Extraordinária de Prefeitos do CISI (Consórcio Intermunicipal de Saúde).

O Prefeito Motta foi escolhido vice-presidente do Conselho Fiscal, e na presidência ficou o Prefeito de Medianeira, Antonio França. Motta afirmou que a saúde será prioridade durante sua gestão e que a população terá atenção necessária dos administradores e servidores da pasta.

No Conselho Diretor a presidência ficou com o Prefeito de Missal, Adilto Luiz Ferrari, vice-presidente o Prefeito de Ramilândia, Edson dos Santos, e primeiro secretário Maximino Pietrobon de Matelândia. Já os membros do Conselho Técnico Consultivo Paritário são escolhidos os secretários de saúde, ficando assim: São Miguel do Iguaçu a Secretária Clair de Lara Boles, e de Medianeira, a secretária Rosangela Fiametti Zachett.

Na oportunidade também foram abordadas as propostas para 2021. “Respeitada à governabilidade de cada município foi acordado que as contratações nas áreas de especialidades serão feitas pelo CISI, de acordo com fluxos e protocolos do SUS. Também foi ratificado que o CISI é um dos instrumentos da política de Regionalização, da proposta para economia de escala, ou seja, menos gastos com mais atendimentos, diversidade, qualidade das ações e serviços ofertados aos municípios membros do Consórcio”, explicou a Diretora Executiva do CISI, Marlei da Rosa.

Comentários