Cidades

meio ambiente

Primeira edição da campanha Recicla SMI de 2024 será realizada neste sábado (13)

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Meio Ambiente, vai continuar em 2024 com o desenvolvimento da campanha Recicla SMI, que somente no ano passado recolheu 03 toneladas de materiais recicláveis e distribuiu cerca de R$ 1.500,00 em vales-compras.

A primeira edição do ano será realizada neste sábado, 13 de janeiro. A troca será realizada na Feria do Produtor, localizada próximo à prefeitura, no horário das 08h00 às 11h30. Mais uma vez, a ação será desenvolvida em parceria com a AMAR (Associação dos Agentes de Meio Ambiente e Reciclagem) e os feirantes da Feira do Produtor.

Além de beneficiar o meio ambiente, a Recicla SMI incentiva os produtores da feirinha porque distribui vales-compras que podem ser utilizados na aquisição de produtos ali comercializados. “É uma boa ajuda para nós e a grande maioria dos moradores que trazem os materiais para reciclar aproveitam e levam algo da feirinha”, contou o feirante Silvestre Ditsuo Takahashi, que comercializa seus produtos há mais de 04 anos nesse local.

Em 2023 foram pagos aproximadamente R$ 1.500,00 em vales-compras para a comunidade. “É um incentivo muito promissor para todos. É uma forma de oferecer e apresentar os produtos e o trabalho dos feirantes para a cidade. Com a oportunidade de trazer os materiais reciclados, as pessoas também podem conhecer a feira, uma vez que o evento ocorre no mesmo horário, e então, aproveitar para experimentar o espaço, para compras, alimentação e lazer, tornando-o mais conhecido e frequentado”, relatou o feirante Jorge Yoshimiti Takahashi, que comercializa na feirinha há cerca de 20 anos.

Durante a realização da campanha são aceitos para a troca materiais recicláveis comuns do dia-a-dia, como: papel, plástico, papelão, alumínio e vidro não-temperado.

Na Feira do Produtor, que funciona toda quarta e sábado, são comercializados diversos produtos, como salame, queijo, verduras e legumes orgânicos, panificados, entre outros vários itens.

No mesmo dia, em uma ação paralela à campanha, também poderão ser entregues materiais eletrônicos diversos, que serão encaminhados para uma empresa especializada na reciclagem desses materiais.

Não são aceitos materiais orgânicos, pneus, vidros temperados, roupas, móveis e entulhos.

Comentários