Cidades

São Miguel do Iguaçu

Professores e merendeiras dos CMEI’s recebem formação sobre Alimentação Escolar

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Educação, reuniu na quinta-feira, 26, na Faculdade Uniguaçu, as professoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) para um dia de formação sobre Alimentação Escolar, seguindo Normativa do Programa Nacional de Educação Alimentar. E na Escola Municipal Henrique Ghellere as merendeiras tiveram formação sobre panificação.

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a nova resolução vinculada à lei nº 11.947/2009, garante fornecimento de mais frutas e hortaliças nas 04 refeições diárias que são servidas para as crianças nos CMEI’s. Inclui, obrigatoriamente, alimentos com fonte de ferro heme (carnes, vísceras, aves e peixes) no mínimo quatro vezes por semana.

A norma também aumenta a restrição de produtos cárneos (como embutidos, aves temperadas, empanados, pratos prontos), conservas, bebidas lácteas com aditivos ou adoçados, legumes ou verduras em conserva, biscoito, bolacha, pão, bolo, margarina e creme vegetal. Além disso, proíbe alimentos ultraprocessados, açúcar, mel e adoçante nas preparações culinárias e bebidas para as crianças de até três anos.

A formação foi com a nutricionista Gabriela Franceschini que disse ser uma constante preocupação acerca do hábito alimentar correto. “É muito fácil inserir um hábito correto de alimentação cedo do que mais tarde precisar mudar”.

A escola tem um papel fundamental nesse processo porque as crianças passam a maior parte do dia nela. “Tudo precisa ser bem equilibrado porque a saúde parte de uma excelente alimentação”, completa Gabriela.

Na Escola Municipal Henrique Ghellere as merendeiras dos CMEI’s tiverem um curso de panificação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “A ideia é fazer com que elas aprendam a fazer alguns produtos que possam inserir na merenda escolar”, contou o superintende do Senar na Região Oeste, Francisco Pelição de Oliveira.

Em São Miguel do Iguaçu são servidas 2.800 refeições diariamente para as mais de 700 crianças atendidas pelos CMEI’s. “Aos poucos vamos adaptando todas as formas e maneiras saudáveis para nossas crianças terem de fato uma alimentação saudável”, contou a nutricionista da secretaria municipal de Educação, Ana Paula Nascimento Cruz.

‘Vivemos uma grande expectativa para o retorno das nossas crianças. Estamos ofertando várias capacitações para os nossos servidores estarem a cada dia melhor preparados para bem atendê-las’, destacou a secretária de Educação, Solange Gamba Motta.

As aulas nas Escolas Municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs’) começam no dia 01 de fevereiro em São Miguel do Iguaçu.

 

Comentários