Cidades

MISSAL

Sábado foi o Dia D de Vacinação contra o Sarampo

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo teve início no dia 10 de fevereiro e segue até o dia 13 de março de 2020. No último sábado, em todo o País foi o Dia D de mobilização contra o Sarampo. Missal esteve com as Unidades de Saúde abertas para vacinação da população das 8h da manhã até as 16h. A avaliação da equipe que organizou o Dia D foi positiva.

Somente no sábado, dia 15 de fevereiro, foram 322 doses da vacina, sendo 171 na Unidade do Centro e de Vista Alegre, 66 doses no Portão Ocoí, 59 doses no Bairro Renascer e 26 doses em Dom Armando. Desde o início da campanha, na última segunda-feira, dia 10 de fevereiro, foram 424 doses da tríplice viral, que inclui a vacina contra o Sarampo.

A orientação no Estado do Paraná é que sejam vacinadas as pessoas com idade entre 05 e 59 anos. No Brasil essa primeira etapa da campanha é para pessoas com 05 a 19 anos, porém, devido ao maior número de casos no Estado estar na faixa etária acima dos 20 anos, a campanha se estendeu para pessoas com até 59 anos de idade, que estariam incluídas na segunda etapa da campanha.

Quem ainda não se vacinou e está nesta faixa etária preconizada, pode se dirigir a Unidade de Saúde mais próxima, levando os documentos pessoas, cartão do SUS e principalmente a carteira de vacinação. Caso não tenham carteira de vacina, ou tenham perdido, terá que fazer a vacina contra o Sarampo e atualizar a carteira. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (45)3244-1112.

Em Linha Catarina não houve atendimento no Sábado, dia 15 de fevereiro, porém, a enfermeira Claudete, responsável na Unidade de Dom Armando, informou que na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, das 8h as 11h da manhã, haverá intensificação da campanha de vacinação na Unidade de Catarina. Portanto, os moradores daquela localidade poderão se vacinar nessa data e horário citados.

Bloqueios contra a Dengue

No último sábado, 15 de fevereiro, também foram feitos bloqueios em pontos específicos da Cidade, devido ao aumento de casos de dengue em Missal. Já são 12 casos confirmados, número que cresce a cada dia que passa. É importante lembrar que toda população deve contribuir no combate à dengue.

Segundo informações veiculadas neste final de semana, os números de casos confirmados na região estão disparando, inclusive, em Foz do Iguaçu, município que faz fronteira com Paraguai e Argentina e reúne um grande número de turistas de todo o mundo, teve o primeiro óbito por dengue confirmado.

Na última sexta-feira, 14 de fevereiro, a Agência Estadual de Notícias informou que no Paraná são mais de 20 mil casos confirmados, sendo que de agosto de 2019 até o momento, já são 13 mortes e 62 municípios em situação de epidemia, com cerca de 65 mil notificações para a doença.

Em Missal, foram 49 notificações, sendo 12 casos confirmados, 08 negativos e 29 aguardam resultado, portanto, o número de casos confirmados pode ser ainda maior.

Comentários