Cidades

ALERTA

São Miguel do Iguaçu está em epidemia de dengue!

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio do departamento de Vigilância em Saúde, vinculado secretaria de Saúde, decretou na última semana estado de epidemia de dengue no município. O decreto nº 216/2023, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico de sexta-feira, 31.

A publicação foi motivada pelo crescente número de casos confirmados que está sendo registrado desde o início de março, principalmente a grande alta registrada na última semana. De acordo com o boletim semanal, o município registrou 1.157 notificações e, destas, 94 foram casos confirmados e 232 estão em investigação. Uma cidade entra em epidemia quando registra 300 casos por 100.000 habitantes.

O número de casos de dengue tem se apresentado cada vez maior em todo o país, o que acende um alerta sobre a necessidade de cuidado não só do setor público, mas da população em geral, que tem papel fundamental na eliminação de criadouros do mosquito transmissor dentro de seus ambientes, sejam eles residenciais ou de trabalho.

A Vigilância em Saúde orienta todos a reforçarem os cuidados para não dar chance à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que se prolifera em água parada. Além de ser o mosquito causador da dengue, ele também é transmissor do zika virus, febre amarela urbana e da chikungunya, que inclusive tem 7 casos confirmados da doença no município e outros 31 em investigação. 

As equipes de Saúde orientam para que a comunidade não deixe água parada nos recipientes, cubra caixas d’água e as mantenha limpas, cuide os pratos de plantas, verifique calhas, limpe os potes de água para animais e tome todos os demais cuidados necessários para não deixar água parada.

Caso apresente sintomas como febre alta, dor muscular intensa, dor ao movimentar os olhos, mal-estar geral, dores de cabeça ou manchas no corpo, o munícipe deve procurar uma Unidade Básica de Saúde referência ou, caso esteja fora do expediente das unidades, procure o Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo.

A dengue mata e pequenas ações diárias de prevenção podem salvar vidas!

Comentários