Cidades

MEDIANEIRA

Saúde informa sobre novo esquema vacinal da poliomielite

A Secretaria de Saúde informa à população que o esquema vacinal contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, está passando por mudanças. As doses da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), a gotinha, será substituída pela vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável.

A partir de 04 de novembro, as duas doses de reforço com vacina oral poliomielite (gotinha) serão substituídas por uma dose de reforço aos 15 meses com a vacina injetável.

Com essa mudança todo o esquema vacinal contra a doença será injetável, aplicada nas três primeiras doses do esquema vacinal (2, 4 e 6 meses) e reforço aos 15 meses. Crianças com esquema completo de dois Reforços de VOP não receberão nenhuma dose de reforço com VIP.  Em caso de dúvidas procure a sua unidade de saúde.

MUDANÇA – O Ministério da Saúde, com apoio dos estados e municípios, fez a retirada das doses da vacina oral das salas de vacinação do Estado. A mudança foi definida após avaliação da câmara técnica, com participação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pesquisas realizadas a partir dos anos 2000 mostraram que a vacina oral era menos eficaz e segura que a vacina intramuscular. A substituição faz parte da Estratégia de Erradicação da Poliomielite da OMS.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda e grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que, em geral, acomete os membros inferiores de forma irreversível e pode levar à morte. A vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil.

 

Comentários