Cidades

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU

Saúde inicia aplicação do Fumacê no combate a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu está recebendo nesta semana o apoio da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Desde ontem (17) equipes estão aplicando o Fumacê nos bairros e comunidades com maior registro de casos confirmados de dengue. Para um trabalho eficaz, as caminhonetes com o inseticida estão passando em dois períodos, das 06h às 09h e das 16h às 21h.

Hoje os trabalhos estão ocorrendo em São Jorge. A próxima região a receber o fumacê é no Novo Mundo, Renascer, Cataratas 3 e Loteamento Liberdade, provavelmente no primeiro período de amanhã e no Gaúcha, Cidade Alta, no período da tarde de quarta. É recomendado abrir as janelas, portas e box do banheiro para o inseticida entrar em todas as partes da residência. Proteger com plásticos ou tecidos as gaiolas de pássaros, aquários ou colméias, trocar a água e alimento dos animais após a aplicação e, se possível, o morador se manter longe do veneno.

São Miguel receberá aplicação de cinco ciclos do Fumacê, ou seja, o inseticida passará cinco vezes na mesma localidade, variando de 03 a 05 dias dependendo as condições climáticas.

De acordo com as equipes, o fumacê só elimina o mosquito adulto, por isso é muito importante que o cidadão continue cuidando, limpando os locais e evitando água parada, para não virar um criadouro do mosquito.  

Comentários