Cidades

lixo

Secretaria de Meio Ambiente vai realizar a entrega de sacos de ráfia para a Coleta Seletiva

A secretaria municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Associação de Agentes do Meio Ambiente e Reciclagem de São Miguel do Iguaçu (AMAR) e Itaipu Binacional vai iniciar no próximo dia 24 de janeiro, segunda-feira, a entrega dos sacos de ráfia para a Coleta Seletiva, trabalho que há muito tempo deixou de ser realizado no município.

Toda vez que o caminhão do lixo passar vai deixar dois sacos em cada residência para que o morador possa utilizá-los colocando os recicláveis como, por exemplo, papel, plástico, garrafa pet, isopor, lata, vidro – esse, sempre colocando em proteção como caixa de papel para não ter o perigo de provocar algum acidente – lixo doméstico, enfim, tudo aquilo que pode ser reciclado.

O morador deve ter atenção para fazer a separação correta do lixo, ou seja, não misturar o reciclável com o orgânico. O orgânico deve ser colocado em outro saco de lixo porque vai para o aterro sanitário e segue outro cronograma de coleta.

O caminhão do lixo reciclável vai seguir o cronograma da Coleta Seletiva, que pode ser encontrado impresso na secretaria do Meio Ambiente, no site da prefeitura ou nas redes sociais da associação AMAR. Inclusive, é importante que o munícipe fique atento ao calendário de recolha e que coloque os materiais nos dias da coleta.

A Coleta Seletiva é de fundamental importância em uma comunidade porque reduz os impactos ambientais do consumo. Quando separamos o lixo (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana. Praticar a Coleta Seletiva é um dos pilares do consumo sustentável.

Comentários