Cidades

prevenção

Setembro Amarelo é pauta para conscientização sobre o suicídio

Neste mês acontece o Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio. A campanha conscientiza as pessoas sobre a valorização à vida. Por este motivo, na manhã de hoje (21) a Secretaria de Saúde por meio da coordenação de Saúde Mental e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou uma ação de com os colaboradores no Paço Municipal Tancredo Neves. Falaram sobre o assunto o vice-prefeito Lindolfo Martins Rui, a secretária de Saúde Leila Prates e a coordenadora de Saúde Mental psicóloga Suelen Becker.

“O objetivo é instruir os colaboradores a acolher as pessoas que às vezes precisam desabafar. O atendimento ao público pode contribuir transmitindo informações e acolhimento, encaminhando a pessoa ao profissional responsável” – explica o vice-prefeito Lindolfo Martins Rui.

“Se informar é a melhor saída. Caso identificar que alguém está pensando suicídio, procure acolher, ouvi-la e, principalmente, oriente-a que médico psiquiatra e psicólogo poderão ajuda-las a enfrentar os problemas” – comenta Leila Prates, secretária de Saúde.

SINAIS DE ALERTA!

Frases como “psiquiatra é pra louco, depressão é falta de Deus, eu passei por coisas muito piores” atrapalham o processo de acolhimento e culpabilizam a pessoa que precisa de ajuda. O que dizer: “Como posso te ajudar? Sei que está difícil o que posso fazer pra você se sentir melhor? Depressão é uma doença e tem tratamento, eu apoio você no seu tratamento”.

DISQUE 188

O Centro de Valorização à Vida é um canal seguro, anônimo e gratuito para desabafar e conversar com alguém. Os voluntários acolhem quem precisa sem julgamentos. O número é 188 e pode ser ligado de telefone fixo ou celular.

Comentários