Cidades

PARCERIA

UDC reafirma compromisso junto a Itaipu e Prefeitura no combate à dengue

Através de uma ideia e convite do Diretor Geral da Itaipu Binacional general Silva e Luna e do Coronel Aureo Ferreira, o Centro Universitário UDC uniu-se ao combate e prevenção à Dengue em Foz do Iguaçu.

As parcerias no combate ao mosquito transmissor da dengue, zica e chicungunha, entre a Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal e o Centro Universitário UDC foram fortalecidas na manhã desta segunda-feira (17/02) durante uma reunião no gabinete do Prefeito Chico Brasileiro.

Participaram do encontro o assessor especial do diretor geral brasileiro de Itaipu, Jorge Aureo; o Prefeito Chico Brasileiro; o Pró-reitor do Centro Universitário UDC, Profº. Doutor Fabio Prado; Robson Delai, responsável técnico pelo laboratório do Centro de Medicina Tropical, do HMCC.

Estiveram presentes ainda o vice-prefeito e secretário de saúde Nilton Bobato; a superintendente de comunicação social da Itaipu Patrícia Iunovich; o Coordenador de Agronomia e Eng. Ambiental Martin Engler; o Coordenador de Ciências Biológicas Joaquim Buchaim; estudantes universitárias dos cursos de fisioterapia, enfermagem e nutrição da UDC; o chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carlos Santi; a diretora de Vigilância em Saúde, Carmensita Gaievski, além de secretários.

Segundo o Prefeito Chico Brasileiro: “A ideia é criar uma rede de enfrentamento à doença, com apoio de entidades, clubes de serviços, igrejas, instituições de ensino e outros órgãos”.

AÇÕES UDC

O Centro Universitário UDC entrou de cabeça nesta força tarefa e já está em campo há vários dias com um trabalho forte de conscientização.

50 mil folhetos com informações importantes foram produzidos e estão sendo distribuídos por alunos de vários cursos. Além de entregar o material gráfico, os universitários repassam orientações de como combater e prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.  

“É nosso dever engajar-se nessa luta tão importante. É a saúde do nosso município que está em jogo. A ação já passou por colégios particulares e em breve começará a visitar escolas e colégios da rede pública”, contou o Pró-Reitor Prado.

SITUAÇÃO DA DENGUE NO PARANÁ

Na última semana, um decreto estadual instituiu estado de alerta no Paraná para o combate e controle do mosquito transmissor da dengue. O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde aponta que, atualmente, há 149,53 casos confirmados da doença para cada 100 mil habitantes. E confirma seis novas mortes por dengue no Paraná

Os números da Secretaria mostram que agosto de 2019 até o dia 11 de fevereiro, 20 mil pessoas contraíram o vírus no estado, sendo que 13 não resistiram e morreram em decorrência da doença. Dos 399 municípios, 62 enfrentam uma epidemia. No período já foram contabilizadas 65 mil notificações para a doença.

Comentários