Cidades

Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz

Um ato de amor que permite o recomeço de outras vidas

Neste último sábado, dia 14/01, foi realizado no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz a primeira Captação de Múltiplos Órgãos do ano de 2023. Sendo que, a primeira captação realizada no Hospital ocorreu em 2008 e ao longo deste período realizamos monitorações de possíveis doadores e captação de córneas quando consentido pelos familiares.

O Hospital Maternidade possui uma comissão (CIHDOTT – Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) responsável por monitorar potenciais doadores durante a internação do paciente em UTI, e caso haja uma suspeita de morte encefálica (ME) é realizado o protocolo para confirmação, e durante este longo processo os familiares são informados de todas as ações até a comprovação da ME.

Segundo a psicóloga do Hospital e integrante da comissão, Inez Perondi Bonatto, é realizado o acolhimento dos familiares por uma equipe devidamente treinada, e comunicado a morte encefálica. Em momento oportuno é abordado sobre a possível doação de órgãos, passado as informações necessárias e sanando as dúvidas recorrentes.

A captação é realizada pela equipe de Transplante do Fígado da UOPECCAN – composta pelos cirurgiões Dr. Gabriel Margraf, Dr. Matheus Takahashi, Dr. Nestor Saucedo Jr. e Enfermeiro Antoninho Pereira. E conforme relato do cirurgião Dr. Nestor Saucedo Jr., todo este processo precisa ser devidamente cronometrado, em virtude que, os órgãos possuem um tempo de sobrevida limitado, e a equipe é informada pela OPO (Organizações de Procura de Órgãos) em tempo hábil – até 12h antes da coleta – para o preparo adequado dos materiais que serão utilizados na captação que leva em torno de 2h á 3h, na sequência é necessário que estes órgãos sejam transportados para o local de destino o mais rápido possível. E os familiares seguem com os demais tramites com seu ente querido.

No procedimento realizado neste final de semana – com o auxílio da equipe do Centro Cirúrgico do Hospital Maternidade – foi possível a coleta dos rins, fígado e pâncreas, permitindo o recomeço de outras 4 vidas. Que essa bela atitude seja um incentivo para você se tornar um doador e comunicar sua família, pois saber que outras vidas estarão continuando é gratificante e reconfortante.

O Hospital agradece aos familiares do doador por este ato de amor, pois, a vida continua mesmo que seja sob outro ponto de vista!

 

AGRADECIMENTO E HOMENAGEM DOS FAMILIARES

“Gratidão pela equipe do Hospital, pelo apoio e conforto prestado a nós familiares, temos certeza absoluta que fizeram o melhor possível por ele, por mais que estávamos vulneráveis quanto a situação, pois não era o que queríamos – a partida dele – ficamos contentes e gratos por saber que pudemos ajudar outras pessoas, a missão dele foi concluída e por ele ainda viver em outras pessoas irá ajudar a concretizar a missão delas na terra. É um privilégio para poucos ter essa oportunidade de escolher isso, pois o bem tem que prevalecer em todo momento em qualquer situação, o amor é em primeiro lugar em tudo, triste pela partida dele, mas contentes porque pessoas terão mais uma oportunidade. Todos nós da família mesmo com dor no coração temos muito orgulho desse gesto e amaremos o Carlos para sempre.”  

Ao filho preferido da Dona Tereza, o esposo companheiro da Salete, o irmão conselheiro da Leonice, do Claudemir e da Denise, aquele que unia toda a família para um churrasco e era “pau pra toda obra”, o que não media esforços para ajudar o próximo, nossa eterna gratidão pelos dias vividos com você, te amamos Carlos Gomes Nogueira!

 

In memoriam Carlos Gomes Nogueira

Comentários