Cidades

SAÚDE

Vacina contra Febre Amarela está sendo disponibilizada em Serranópolis

A Secretaria Municipal de Saúde de Serranópolis do Iguaçu alerta sobre o risco de contrair febre amarela silvestre. Esta é uma doença infecciosa febril aguda, com alto índice de mortalidade, transmitida por mosquitos às pessoas não vacinadas que adentram áreas rurais, matas, rios, parques, reservas ou localidades que já possuem casos confirmados da doença. A forma urbana da doença é transmitida pelo Aedes Aegypti.

Os sintomas iniciais da febre amarela são febre alta, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo, dor abdominal, ou seja, se confundem com outras doenças como leptospirose, gripe ou dengue.

A febre amarela pode ter evolução rápida, em cerca de 10% dos casos, para formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos em sistema digestivo (vômitos ou fezes com sangue), pele ou urina e falência renal.         

Considerando que houve confirmação da doença no Paraná, e que o Parque Nacional do Iguaçu abrange grande parte de nosso município, há a preocupação de ocorrência de casos da doença em nosso território.

A vacina é a única forma de prevenção e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde nas quintas-feiras, das 7:00 horas às 18:30 horas. Quem tem entre 9 meses de idade e 59 anos e nunca tomou uma dose deve se vacinar, pessoas acima de 60 anos deverão ter avaliação médica para receber a vacina.

Para o atendimento nas Unidades de Saúde será obrigatório a apresentação da carteira de vacinação e do cartão SUS.

Comentários