DIA DA ÁRVORE
Vizinhos Solidários do Bairro Nazaré participam do Dia Mundial da Limpeza
Texto por Colaboração: Marcos Câmara . Fotos por Priscila Câmara . 20 de setembro de 2022 . 17:20
No último domingo (18), os grupos de Vizinhos Solidários do Bairro Nazaré, participaram do “World Cleanup Day”, Dia Mundial da Limpeza. A ação promoveu um mutirão para retirar o lixo em torno do Fragmento Florestal Urbano “Parque Municipal Sepé Tiarajú”.
A ideia surgiu após um voluntário assistir a palestra de Oscar Motomura falando sobre o Dia Mundial da Limpeza no 6º Congresso Pacto pelo Brasil, promovido pelo Observatório Social do Brasil.
Pesquisando na internet por World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), descobriram que apesar da ação estar em 191 países, com 132.000 voluntários em 987 cidades brasileiras, não constava que Medianeira estivesse participando do evento, segundo o site oficial.
O grupo se organizou para trazer o Dia Mundial da Limpeza para o bairro Nazaré. Para que idosos e pessoas com mobilidade reduzida também pudessem participar deste tipo de ação, resolveram criar um evento mais inclusivo.
Na primeira fase, um grupo de voluntários recolheu o lixo dentro e em torno do bosque. Na segunda fase foi realizada uma ação Inclusiva do “Abraço ao Bosque” em alusão ao Dia da Árvore, reunindo todos os voluntários. Na terceira fase, outro grupo percorreu as ruas do bairro, recolhendo o lixo na frente das casas e limpando as ruas, acreditando que o exemplo é a melhor forma de promover a Educação Ambiental.
Durante o evento a professora e bióloga, Izelme Francielli Puerari, promoveu uma aula de Educação Ambiental para as crianças, numa área limpa dentro no bosque, com direito a um certificado de participação.
Na ocasião, foi apresentado ao Sr. Flavio Gedoz, presidente da AMEDEF – Associação Medianeirense dos Deficientes Físicos, a ideia de um projeto que tornasse o “Dia Mundial da Limpeza em Medianeira” muito mais inclusivo, num formato que privilegiasse e incentivasse a participação de crianças autistas, crianças com deficiência visual, além de pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes e idosos.
Além de chamar a atenção das autoridades públicas e da sociedade para as potencialidades do bosque para Educação Ambiental, lazer e turismo, o grupo possui um objetivo ousado, transformar o “World Cleanup Day” juntamente com o Dia da Árvore, num Dia da Limpeza mais inclusivo. A Cidade de Medianeira pode se tornar referência neste tipo ação, que promove a Educação Ambiental.
Durante o evento, destacou-se o papel fundamental da Corae Conservação e Limpeza Urbana LTDA, responsável pelo destino final de todos os resíduos sólidos recolhidos no bosque pelo mutirão.
A voluntária Salete, uma das organizadoras, informou que dos 17 objetivos que a ONU estabeleceu para guiar o desenvolvimento global dos próximos anos de forma social e sustentável, o evento contemplou 4. São eles: Saúde e Bem-estar; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida Terrestre; Parcerias e Meios de Implementação.
Comentários