C

Comentando

Liga das Nações vai virar torneio Top 8

Enquanto a bola rola pelos gramados do mundo todo, e estamos vendo a decisão dos clubes finalistas da Liga dos Campeões da Europa, Libertadores, na América do Sul Copa do Brasil, entre tantos outros campeonatos, observamos uma nova tentativa da Fifa de organizar um novo certame.

Essa é a notícia que circulou essa semana nos principais sites esportivos. O presidente da Fifa, Gianni  Infantino, propôs a realização de um torneio, uma espécie de Minicopa do Mundo, com a participação de oito seleções, a cada dois anos, além do tradicional Mundial realizado de quatro em quatro anos.

O torneio, seria a fase decisiva de uma Liga de Nações, projeto que faz parte de um plano ambicioso para reformar o calendário das seleções de futebol, e a Fifa acredita que teria valor de 25 bilhões de dólares em um ciclo de 12 anos.

Nos bastidores, o que se comenta é que um grupo de investidores estaria interessado em despejar uma verdadeira fortuna, bilionária, para organizar uma competição assim. Se esse projeto for mesmo contribuir para melhorar o calendário das seleções, ajudará muito. Hoje não há nenhuma coisa que seja boa para as seleções. Só as chamadas datas-Fifa e isso não tem sido bom. Se convoca uma seleção, não há tempo para treinar, observar elenco e isso faz com que a preparação para competições oficiais também fique prejudicada.

Comentando

Por: João Hermes

Radialista e cronista esportivo do Jornal Mensageiro desde 1985.

Comentários