C

Comentando

O que mudou na trajetória do futebol?

Já se disse muito sobre a evolução do futebol e que não mais se pratica esse esporte como no tempo em que se “amarrava cachorro com linguiça”. Mas o que mudou mesmo nessa velha arte criada pelos bretões? Ainda se busca o caminho do gol, ainda se trabalha o coletivo, ainda se vibra a cada conquista. Mas mudanças aconteceram. E começa com a preparação física do grupo. Sem esse condicionamento, associado com a preparação técnica, não se faz nada. E aí entra o papel fundamental, lá no início da carreira do jogador, a presença do professor de Educação Física, que ensina os primeiros passos até que no futuro, tenha em sua vida, um treinador de futebol. Ou técnico de futebol. Escolha o nome. Mas nenhum deles vai ensinar você a cair, a encenar situações que não acontecem. No passado até pode ter funcionado. Hoje, com as chamadas mídias sociais, com o poder técnico das câmaras de filmagem, não passa mais nada. E não adianta dizer que fez ou não fez. Não dá mais pra fugir dessas situações.

E se hoje estamos vendo muita gente criticando certos jogadores que estão na Rússia, em especial aquele brasileiro “cai-cai”, motivo de muito espaço nas mídias, é porque estamos vendo de perto, de forma nítida, o que aconteceu ou deixou de acontecer.

Não tem mais espaço para o “jeitinho” brasileiro. Os Europeus estão há muito tempo coibindo essas e outras firulas. Mas, nós, brasileiros, ainda precisamos aprender. Então, voltando lá no início desse texto, vamos ver que uma das mudanças mais interessantes que aconteceram no futebol foi o uso da tecnologia. Seja para aprimorar a qualificação técnica e física dos jogadores, seja para mostrar o que realmente acontece dentro de campo. Talvez vamos perder um pouco da paixão desenfreada na discussão dos fatos. Mas as mudanças estão aí. E tendem a melhorar ainda mais.

Comentando

Por: João Hermes

Radialista e cronista esportivo do Jornal Mensageiro desde 1985.

Comentários