D

Dicas do Chef

28 de maio é o dia do hambúrguer

Algumas curiosidades sobre o hambúrguer que provavelmente você nunca ouviu falar!!!

Você sabia que o hambúrguer tem um dia internacional? Talvez essa não seja a única coisa que você não saiba sobre o hambúrguer. Para comemorar o dia desse delicioso lanche, que é celebrado dia 28 de maio, separei algumas curiosidades sobre o hambúrguer.

  • Por que hambúrguer: O nome do lanche tem origem no nome da cidade de Hamburgo, na Alemanha. A ideia de comer a carne moída, redonda e fina, misturada com cebola, ovos e outros ingredientes foi levada para os Estados Unidos pelos imigrantes do porto de Hamburgo.
  • Hambúrguer foi criado na Mongólia: Segundo historiadores, o hambúrguer surgiu no século XIII na Mongólia, quando os cavaleiros amaciavam a carne, colocando-a debaixo da cela do cavalo.
  • O hambúrguer mais caro do mundo: O hambúrguer mais caro do mundo custa em torno de 5 mil dólares, aproximadamente R$ 14.500. O sanduíche é vendido pelo Juicys Foodsand Ovations Foodservices for Juicys Outlaw Grill, nos Estados Unidos.
  • Chegada no Brasil: O hambúrguer chegou ao Brasil na década de 50, com as primeiras lanchonetes, só que foi nos últimos 10 anos que teve essa explosão de hamburguerias trabalhando  com hambúrgueres artesanais.

Hambúrguer caseiro

Ingredientes:

5 pães de hambúrguer

Manteiga para grelhar

5 fatias de queijo cheddar ou mussarela

Maionese, folhas de alface e rodelas de tomate a gosto

1/2 xícara (chá) de picles de pepino fatiado

Hambúrguer:

800gr de fraldinha moída

200gr de costela

100gr de bacon moído – sem pele

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Hambúrguer, misture as carnes e o bacon moídos e sal até formar uma massa homogênea. Modele os hambúrgueres, apertando-os bem para compactá-los. Reserve. Em uma frigideira, em fogo médio, toste levemente os pães com manteiga e reserve. Aqueça uma frigideira com azeite em fogo alto até ficar bem quente. Coloque o hambúrguer, polvilhe com sal e pimenta, e deixe grelhar por 3 minutos. Vire e deixe por mais 3 minutos. Coloque uma fatia de cheddar sobre cada hambúrguer e deixe derreter. Para a montagem, espalhe um pouco de maionese em uma parte dos pães, coloque o hambúrguer com queijo, os picles, alface e tomate. Cubra com outra metade de pão e sirva em seguida.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários