D

Dicas do Chef

A origem do Tiramisù

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

O nome já nos dá uma pista. Provém do italiano Tiramisù, que significa literalmente “puxa-me para cima”, mas poderíamos traduzi-lo para “eleva-me”, uma vez que esta deliciosa sobremesa italiana nos leva ao sétimo céu. Deve este nome ao fato dos ingredientes necessários para a sua preparação serem muito energéticos: ovos, açúcar, café e queijo mascarpone.

Uma das histórias conta que o Tiramisù foi criado no final do século XVI para homenagear o Duque da Toscana, Cosme III de Médicis, quando da sua chegada a Siena, para que guardasse uma boa recordação da cidade. Os pasteleiros de Siena prepararam para a ocasião uma sobremesa com os ingredientes mais nobres, ou seja: o queijo mascarpone, o chocolate e o café.

Outra história conta que durante o Renascimento considerava-se o Tiramisù como um afrodisíaco potente, motivo pelo qual as venezianas o preparavam para os seus amantes ao cair da noite, para lhes proporcionar mais energia. Esta sobremesa imprescindível, que tem grande popularidade em Itália, não deixa de nos surpreender com versões derivadas da receita original, que leva café, tanto doces, como salgadas. Atualmente, o Tiramisù continua a ser um dos símbolos da autenticidade e da simpatia italianas.

Receita do Tiramisù

Ingredientes:

300gr de Creem Cheese

200gr de Nata – creme de leite fresco

2 gemas

½ xícara (chá) de açúcar

60 ml de rum

½ xícara (chá) de café forte sem açúcar

12 unidades de biscoito champanhe

4 claras de ovos

Chocolate em pó para polvilhar

Modo de preparo:

Num prato de sopa, misture o café e o rum. Escolha uma travessa retangular para montar o Tiramisu. Molhe apenas um dos lados do biscoito na mistura de café com rum por 2 segundos. Em seguida, transfira para a travessa com o lado molhado virado para cima. Cubra todo o fundo da travessa e, caso sobre um pouquinho de café, regue os biscoitos. Reserve.

Na batedeira, coloque as gemas e o açúcar e bata até formar um creme bem claro. Adicione a nata e o creem cheese e bata ate ficar firme e bem misturado. Reserve.

Limpe e seque muito bem a tigela e as pás da batedeira. Bata as claras até o ponto neve. Misture cuidadosamente as claras ao creme de mascarpone e gemas reservado.

Espalhe o creme sobre os biscoitos, cobrindo completamente a travessa. Leve à geladeira por 24 horas. Se quiser pode fazer 2 camadas de biscoitos.

Na hora de servir, polvilhe o chocolate em pó com uma peneira fina.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários