D

Dicas do Chef

Algumas curiosidades sobre o Café

Perdendo somente para a água, o café é segunda bebida mais consumida no mundo. Mas esse não é o único título importante que o café possui. É também o segundo produto mais comercializado em todo o planeta, ficando atrás somente do petróleo.

Foi no ano 1000 que a infusão do café foi descoberta, tornando-se uma bebida. Assim, era consumido com fins medicinais. A bebida como conhecemos hoje foi registrada no ano de 1480.

Até o século XVII apenas os árabes produziam cafés. Alemães, italianos, franceses e italianos tentaram produzir o grão de várias formas. Foram os holandeses os primeiros a conseguirem mudas da planta. Essas plantas estão guardadas até hoje no Jardim Botânico em Amsterdã.

A primeira plantação de café no Brasil aconteceu em 1727 no Estado do Pará a partir de uma muda trazida da Guiana Francesa por Francisco de Melo Palheta. Dizem que ele foi à Guiana arbitrar uma disputa de fronteiras, teria seduzido a esposa do governador, que o presenteou com mudas e sementes de café.

A diferença entre as variedades Arábica e Robusta está no DNA. Cafés de variedades arábicas possuem 44 cromossomos e os cafés de variedades robustas, 22 cromossomos.

O Brasil se tornou o maior exportador de café em 1860, quando produziu 26 milhões de sacas.

            Os maiores produtores de cafés no mundo são: Brasil, Vietnam, Colômbia e México. Cafés também são produzidos no Havaí, Costa Rica, Guatemala, Jamaica, Etiópia (onde as árvores de café são vegetação nativa), Quênia, Iêmen e Indonésia.

Pudim de café

Ingredientes:

1 caixa ou lata de leite condensado

1 pitada de essência de rum

2 colher de chá de café solúvel em pó

1 colher de sopa de chocolate em pó

3 ovos

1 lata de creme de leite

100 ml de leite

Calda

1 xícara de açúcar

½ xícara de água

Modo de Preparo:

Calda: Em uma panela derreta o açúcar ate ficar dourado. Junte a água quente, mexa com uma colher e deixe ferver ate dissolver os torrões de acuar e a calda engrossar. Forre com esta calda uma forma com furo central (19 cm de diâmentro) e reserve.

Pudim: Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador.Despeje na forma reservada,cubra com papel alumínio e asse em banho-maria,em forno médio (180°C) por cerca de 1 hora e 30 minutos.Depois de frio,leve pra gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários