D

Dicas do Chef

Aprenda a preparar o Macarrão Perfeito

Quem é que nunca preparou macarrão em casa. Embora cada um tenha o seu modo de preparar a iguaria, alguns cuidados básicos são necessários para que o macarrão fique “al dente” e pronto para receber o molho e os acompanhamentos de sua preferência.

O primeiro passo na hora de preparar o macarrão é colocar a água para ferver. Tem que ter no mínimo 1 litro de água pra cada 100gr de massa e 1 colher de sobremesa de sal. A água sempre tem que estar fervendo para colocar a massa pra cozinhar. O ideal é sempre consultar a embalagem, pois cada tipo e cada produtor tem seu tempo de cozimento “al dente”, a verificação pode ser feita cortando a massa em dois pedaços, e depois verificando a espessura da linha branca presente no centro. Quando o macarrão está al dente, essa linha deve ter a espessura de 1 milímetro.

Afinal deve-se ou não usar óleo na água do macarrão? “Não! Isto é mito.

Basta colocar 1 litro de água para cada 100gr de massa e mexer bem no início que ela não grude.

Espaguete com tomate-cereja e requeijão

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 dente de alho amassado

250 gramas de tomate cereja cortado em quatro

1/2 copo de requeijão

1/2 xícara (chá) de manjericão em folha

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

400 gramas de macarrão espaguete cozido al dente

Sal a gosto e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e doure o alho. Acrescente o tomate, o sal e a pimenta. Mexa delicadamente. Tampe a panela e deixe refogar em fogo brando por 2 minutos. Junte o requeijão e misture até derreter. Desligue o fogo, acrescente as folhas de manjericão e o queijo ralado. Misture ligeiramente com o espaguete e sirva em seguida.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários