D

Dicas do Chef

RECEITA

Arroz de carne de panela – Nunca sai de moda…

A experiência da cozinha afetiva – ou a comida com “gosto de casa” – é apontada como uma das principais tendências para 2022. São pratos capazes de despertar memórias, conforto e nostalgia e que nunca saem de moda. Como o arroz de carne de panela.

PUBLICIDADE

Arroz de carne de panela

Ingredientes:

1 kg de acém em cubos grandes

5 cebolas cortadas em fatias finas

2 dentes de alho, picados

1 pimentão verde, cortado em fatias médias

2 tomates batidos no liquidificador

1 folha de louro

1 ramo de tomilho

1 pitada de cominho

2 xícaras (chá) de arroz cozido

1 chuchu descascado e fatiado bem fino

1/2 maço de agrião

4 colheres (sopa) de azeite

Suco de 1 limão galego (ou tahiti)

6 quiabos

2 ovos

1 lata de cerveja lager ou pilsen

Modo de preparo:

Leve uma panela de pressão ao fogo alto, adicione 2 colheres (sopa) de azeite e doure bem os cubos de acém. Reserve. Na mesma panela, refogue as cebolas em fatias finas até murcharem e ficarem um pouco douradas. Junte o pimentão em tiras e o alho picado e refogue tudo em fogo baixo. Em seguida, adicione os tomates.

Adicione o acém previamente dourado, a cerveja e as ervas e cozinhe em fogo baixo até que a carne esteja macia, mas sem desfiar. Se o líquido secar, adicione água aos poucos para terminar o cozimento da carne. Reduza o caldo que sobrou na panela até a metade do volume e divida em duas partes iguais: uma como molho do acém e outra para refogar o arroz em uma frigideira. Prepare uma salada com o agrião e o chuchu e tempere com sal, azeite e limão. Toste os quiabos inteiros em uma frigideira levada ao fogo alto.

Em uma travessa, monte o arroz por baixo, o acém no seu molho por cima e guarnecer com o quiabo tostado, a salada e os ovos fritos.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários