D

Dicas do Chef

Benefícios da couve-flor para a saúde

A couve-flor é um vegetal da família das brassicáceas ou crucíferas, a mesma do brócolis. O vegetal merece estar sempre presente na dieta pois possui uma grande quantidade de nutrientes, como vitamina C, manganês, vitaminas B5, B6, folato (B9) e vitamina K. A couve-flor também tem substâncias antioxidantes e outros fitoquímicos.

O vegetal está entre os 20 melhores pontuados no Índice de Nutrientes Densidade Agregado (ANDI), que mede a quantidade de vitaminas, de minerais e de conteúdo fitonutriente em relação ao conteúdo calórico. Isso significa que o alimento fornece uma grande quantidade de nutrientes para uma pequena quantidade de calorias. Versatilidade descreve a couve-flor, você pode comê-la crua em saladas, cozinhar, ou até mesmo fazer um purê.

Ao escolher couve-flor fresca, procure uma que esteja firme, sem manchas amareladas ou amarronzadas, e que tenha folhas verdes anexadas ao caule. Guarde o vegetal inteiro com o caule para baixo na geladeira em um saco plástico que permita a ventilação para não acumular água. Desse modo, ela deve durar por cerca de cinco dias.

Os benefícios da couve-flor incluem perda de peso, sensação de saciedade devido às suas fibras, prevenção contra o câncer, melhora no sistema digestivo e melhora da memória, entre outros.

Couve-flor assada

Ingredientes:

2 couves-flores higienizadas

Sal e pimenta-do-reino a gosto

30 ml de azeite

Creme de couve-flor

1 couve-flor assada

30 g de manteiga

30 g de cebola

25 g de farinha de trigo

Sal e noz-moscada a gosto

500 ml de leite

Montagem

30 g de parmesão ralado

Couve-flor assada

Regue a couve-flor com o azeite e salpique o sal e a pimenta. Envolva a couve-flor em um papel-alumínio e asse, por 40 minutos, a 200ºC. Verifique se está macia e reserve.

Creme

Em uma panela, coloque 25 g de manteiga e derreta. Acrescente a farinha de trigo e mexa até formar uma pasta meio líquida e ficar bem homogênea. Acrescente o leite e mexa até obter uma textura de creme, sempre ao fogo médio. Tempere com sal e noz-moscada. Reserve.  Em uma frigideira, coloque o restante da manteiga e salteie a cebola. Adicione esse preparo ao molho branco. Pegue uma couve-flor assada, pique e misture com o molho branco. Bata essa mistura no liquidificador até ficar homogênea.

Montagem

Em uma forma, coloque o molho de couve-flor, com a couve assada por cima. Regue com um pouco de molho e salpique parmesão ralado. Leve ao forno a 180º C até que o parmesão doure.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários