D

Dicas do Chef

Benefícios do Maracujá para Saúde

O maracujá, além de ser rico em nutrientes benéficos para nossa saúde, ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e tensão, muito comuns nos dias atuais. A fruta tropical, de sabor doce e ácido ao mesmo tempo, também é conhecida em inglês como passion fruit (“fruta da paixão”). Considerado um calmante natural, o maracujá possui um quadro nutricional grandioso, que ajuda a turbinar o nosso sistema imunológico e ainda atua no controle da pressão arterial. Além disso, a fruta é rica em alcalóide e flavonóides, nutrientes que atuam em prol do sistema nervoso.

Fonte abundante das vitaminas A, C e outras do complexo B, apresenta boa quantia de sais minerais, entre eles o cálcio, ferro, fósforo e sódio. É um ótimo calmante natural para o organismo humano. A casca é bastante rica em fibras que ajudam na digestão, emagrecem e ainda previnem e controlam a diabete. Nas sementes é possível encontrar um potente vermífugo (fazendo um suco de maracujá, as propriedades das sementes são automaticamente passadas para o líquido). É um poderoso antioxidante que age contra o envelhecimento precoce dos órgãos e melhora o funcionamento do organismo. O maracujá é apenas contraindicado em casos de pressão baixa: pela ação sedativa do maracujá, a pressão pode cair ainda mais.

Bolo de Maracujá com Cobertura de Brigadeiro Mole

Ingredientes:

125gr de Margarina

375gr Açúcar refinado

4 unidades de Ovos

375gr de Farinha de trigo

20gr Fermento em pó químico

250ml de Suco de maracujá concentrado

Modo de Preparo:

Na batedeira, misture a margarina, o açúcar e 2 ovos. Em seguida, adicione o restante dos ovos e bata até formar um creme volumoso e fofo. Adicione o suco, misturando com um fuet, e em seguida farinha misturada ao fermento. Adicione a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 35 minutos.

Brigadeiro Mole de Cobertura

Ingredientes:

397gr de Leite condensado

300gr Creme de leite

20gr Manteiga sem sal

100gr Chocolate ao leite

Modo de Preparo:

Leve ao fogo o leite condensado, o creme de leite, a manteiga e o chocolate, mexendo sempre até engrossar. Feito isso, desligue o fogo, mexa por mais 2 minutos e deixe esfriar em um bowl à parte. Para aplicar sobre o bolo com o auxílio de uma manga de confeitar descartável.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários