D

Dicas do Chef

Benefícios para a saúde ao comer carne suína

Alguns benefícios:

  • A carne suína tem baixo teor de gordura na maioria do seus cortes. As gorduras saturadas aumentam nível de LDL (o mau colesterol) no organismo humano.
  • 60% da gordura do suíno é insaturada, que ajuda a manter o nível de colesterol HDL (o bom colesterol) no sangue e a reduzir os depósitos de gordura nas paredes das artérias.
  • Com essas características, a carne suína atende as exigências da American Heart Association (USA), uma das mais respeitadas associações cientificas em saúde humana do mundo.
  • Ao consumir 85 gramas de carne suína, uma pessoa atende ao seguintes percentuais de sua necessidade diária de nutrientes: 53% de tiamina, 33% de vitamina B12, 22% de fosforo, 20% de niacina, 19% de riboflavina, 18% de vitamina B6, 15% de zinco, 11% de potássio e 6% de magnésio. 

Receita: Lombo suíno a Mineira

Ingredientes:

1.5kg de lombo suíno

Suco de 1 limão

2 folhas de louro

300ml vinho branco

100gr bacon

2 cebola ralada

2 dentes de alho picados

1 xícara de chá de cheiro verde bem picado

1/2 xícara chá de óleo

Sal e pimenta do reino a gosto

 Modo de Preparo:

Com uma faca de ponta e afiada, faca furos na carne com o intuito do tempero penetrar mais e ficar mais saborosa.  Coloque o lombo em uma tigela e tempere com os ingredientes, (sal, pimenta, alho, cebola, louro, cheiro verde, vinho branco, limão) corte o bacon em cubos médios e introduza na carne aonde foram feitos os furos. Cubra com filme-plástico e deixe neste tempero por 1 hora. Virando sempre para pegar o gosto do molho.

Em uma panela coloque o óleo e acrescente o lombo. Sem os temperos. Leve ao fogo e deixe fritar dos dois lados por 10 minutos ou até ficar dourado. Depois de frito adicione o tempero que estava reservado tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos. Se necessário coloque um pouco de agua para não ficar muito seco e queimar. Assim que estiver cozido retire o lombo da panela coloque num marinex e fatie. Servia em seguida.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários