D

Dicas do Chef

Café, a segunda bebida mais consumida do Mundo…

O café já foi bastante debatido pela comunidade científica, mas já faz alguns anos que foi provado que o café tem mais benefícios que malefícios para o corpo humano. Segundo o professor de nutrição e epidemiologia de Harvard, Frank Hu, há muito mais notícias boas do que ruins em relação ao efeito do café na nossa saúde. Uma xícara de café faz muito mais do que nos despertar e dar energia. Veremos a seguir os principais benefícios do café, entendendo para que serve a partir de suas principais propriedades.

Apesar de ter que ser tomado com parcimonia por quem sofre de gastrite e poder causar insônia e palpitação quando tomado em excesso, esse maravilhoso líquido preto pode ajudar a prevenir diabetes, diminuiu o risco de doenças no fígado e, como está cheio de antioxidantes, evita o crescimento de células cancerigenas e desacelera o envelhecimento!

Cerca de 2,25 bilhões de copos de cafés são tomados todos os dias no mundo! Isso faz o café uma das bebidas mais populares do mundo, e isso não é à toa.

É uma bebida muito nutritiva e repleta de propriedades boas para o nosso corpo. Porém, é importante lembrar que se você quer receber todos esses benefícios é preciso tomar café preto, sem açúcar, leite ou creme. Além disso, as opções descafeinadas não apresentam as propriedades da cafeina e ainda podem conter substâncias cancerígenas, como o cloreto de metilo, que é usado para tirar a substância do pó.

Bolo de Cappuccino

Ingredientes – massa:

4 ovos

200 g de margarina

390 g de açúcar refinado

90 g de chocolate em pó 50% cacau

400 g de farinha de trigo

15 g de fermento em pó

  Ingredientes – café:

40 g de café forte

450 ml de Água

Modo de preparo – café:

Ferva a água. Misture o café na água fervida e coe. Deixe esfriar e reserve.

 Modo de preparo – massa:

Separe as gemas das claras colocando-as em um pote e reserve. Derreta a margarina no micro-ondas por 30 segundos de forma que fique bem mole, quase líquida. Coloque em outro pote as gemas, a margarina derretida e o açúcar e bata na batedeira em velocidade máxima por 5 minutos ou até obter uma mistura esbranquiçada e cremosa.

Acrescente a farinha, o chocolate e o café, bata em velocidade máxima por 5 minutos ou até obter uma massa cremosa lisa. Reserve. Leve o pote onde estão as claras reservadas para batedeira e bata na velocidade máxima por 3 minutos ou até ficarem em ponto de neve. Acrescente as claras em neve à massa reservada no outro pote misturando as duas delicadamente com a colher sem bater. Por último, acrescente o fermento em pó mexendo delicadamente com a colher, sem bater.

Despeje e massa na forma já untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido (200°C) por 40 minutos. Para saber se o bolo está assado, fure-o com um palito. Se este sair limpo, está pronto. Retire do forno e deixe amornar. Para desenformar o bolo, chacoalhe levemente a forma para que as laterais e o centro se desprendam. Se preferir, sirva com calda de chocolate ou brigadeiro.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários