D

Dicas do Chef

Ceia de Natal 2019

A tradição de realizar a ceia começou na Europa, há muitos e muitos anos. O costume nasceu como uma forma de recepcionar os peregrinos e viajantes, demonstrando assim o quanto uma determinada família era hospitaleira. A confraternização, com o passar dos anos e o avanço do cristianismo, começou a ser realizada para celebrar o nascimento do menino Jesus.

Quem assume o compromisso de fazer uma ceia de natal em casa precisa estar preparado para uma série de preocupações e responsabilidade. Também é necessário entrar no clima festivo para não se abalar logo na primeira dificuldade da organização.

Os preparativos para uma ceia simples, bonita e barata se intensificam na medida em que o natal se aproxima. Nessa época do ano, as famílias elaboram os cardápios com pratos natalinos e escolhem os itens de decoração para a mesa.

Organizar uma ceia incrível sem gastar muito é um verdadeiro desafio, afinal, as despesas com a compra dos ingredientes e com a decoração pesam no bolso de qualquer um.

Para isso separamos uma receita saborosa, fácil e com um custo baixo, confira.        

Salpicão de natal

Ingredientes:

1 peito de frango cozido e desfiado

250gr de maionese

1 kg de batatas cortadas em cubos

1 tablete de caldo de galinha

1 lata de milho verde (sem água)

1 lata de ervilha (sem água)

200gr de presunto em cubos

100gr de uvas passas

1 maçã verde picada

1 xícara (chá) de azeitona picada

1 xícara (chá) de cheiro verde

Suco de 2 limões

Azeite de oliva

Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Coloque o caldo de galinha numa panela com água e leve ao fogo, até dissolver. Use essa água para cozinhar as batatas, até ficarem bem macias. Transfira as batatas para um recipiente grande e junte os demais ingredientes, ou seja, o frango desfiado, o cheiro verde, a ervilha, o presunto, a azeitona, o milho, as uvas passas e a maçã.

Acrescente a maionese, o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta. Deixe o salpicão gelar por pelo menos 1 hora. Sirva com batata-palha.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários