D

Dicas do Chef

Comidas ‘‘instagramáveis’’

E você sabe o que é instagramáveis?

As tendências de comidas estão sempre mudando em todo o mundo. Cada ano que passa, a gastronomia passa a ter produtos e preparações que se tornam referencia em nível mundial, pois acabam surgindo em um determinado local e com o poder da mídia acabam ganhando o mundo. O Brasil, por exemplo, já passou por fases como hambúrgueres, paletas mexicanas, donuts, croassonho, drinks e poke.

Uma das exigências, vindas organicamente dos próprios consumidores, é que o prato fique bonito na foto ou, como se diz na internet, “instagramável”.

Então instagramável é uma preparação (comida) que seja linda e maravilhosa aos olhos dos clientes, pois o principal é tirar uma foto e postar ela, que sege no Instagram, Facebook ou Twitter. E com isso acabam esquecendo que a comida além de ser linda tem que ser saborosa, gostosa, nutritiva e agradável. E esse tempo que muitos demoram para tirar uma foto, postar e divulgar de algum prato é o tempo que o mesmo acaba perdendo, temperatura, ponto, textura e qualidade. Ai fica o questionamento! Vale a pena perder toda essa experiência que um profissional (chef) tenta passar numa preparação?

Filé Mignon Suíno ao Molho de Frutas

Ingredientes:

1kg Filé mignon suíno

3 Dentes de alho

Sal e Pimenta do reino a gosto

50ml Azeite de Oliva

Salsinha, cebolinha, tomilho, louro, alecrim e salvia a gosto

2 unid. Laranja

1 Maçã

8 unid. Morango

1 Kiwi

10 unid. Uva thompson

1 colher de sopa de Mel

Modo de preparo:

Limpe a peça de mignon e corte em medalhões, tempere o filé mignon com alho, sal, pimenta do reino, ervas e azeite de oliva. Esprema a laranja, faça uma redução e misture o mel. Reserve. (redução: reduzir pela metade 50% do volume total).

Corte todas as frutas em cubos iguais (pequenos), a uva deve ser cortada ao meio e retirar as sementes. Misture as frutas na redução. Grelhar o filé e distribua o molho. Sirva com batatas gratinadas, purê de batatas ou arroz branco.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários