D

Dicas do Chef

GASTRONOMIA

Como deixar o pão fresquinho por mais tempo?

Difícil encontrar quem não goste de um pão bem fresquinho (se estiver quentinho, então, ainda melhor), com casca crocante e miolo macio. Pena que eles ficam murchos ou secos rapidamente. E isso pode ser um problema, ainda mais quando sobram muitos pãezinhos ou um pãozão, que não vai ser consumido de uma vez. A boa notícia é que conservar esse alimento fresquinho é bem fácil, basta seguir três dicas simples, que você confere a seguir.

  • Congele: a melhor maneira de conservar fresquinho o pão que sobrou é colocá-lo no freezer. Antes, coloque o alimento em um saco com fecho hermético e tente remover a maior quantidade de ar possível ou envolva-o bem com filme plástico. Se o pão for muito grande, vale a pena dividi-lo em porções e guardá-las separadamente. A técnica preserva o alimento por até 3 meses. Na hora de comer, é só retirar da embalagem e reaquecer em forno aquecido a 180ºC por alguns minutos.
  • Embrulhe: se não houver espaço no congelador ou não tenha sobrado tanto pão assim, você pode embrulhar o que sobrou em papel-alumínio. Ele vai ficar um pouco murcho, mas dá para reaquecer em uma torradeira ou no forno.
  • Pão duro: caso você tenha esquecido de seguir as dicas acima, é possível reviver um pão duro, desde que ele não tenha sido fatiado. Umedeça bem o pão em água corrente, sem encharcar o alimento. Em seguida, asse-o em forno preaquecido a 200ºC por 7 minutos. Não fica 100%, mas pelo menos você não jogou comida fora.

Brusqueta tradicional

Ingredientes:

6 fatias de pão amanhecido

10 tomates cereja

50g de queijo parmesão ralado grosso

Folhas de manjericão

Sal

Azeite de oliva extra virgem

Alho sem o miolo

Pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Corte as fatias do pão e coloque em uma forma (reserve). Coloque um fio de azeite de oliva e leve para dourar no forno.  Abra os tomates cereja ao meio e retire a semente e o líquido interno deixando ele limpo e seco.

Pique os tomates em cubinho pequenos como se fosse um vinagrete e coloque dentro de um recipiente.

Adicione uma pitada de sal, e uma pitada de pimenta-do-reino (opcional). Coloque azeite e misture. Coloque ½ dente de alho bem picadinho sem o miolo. Coloque os ingredientes sobre as fatias de pão. Coloque por cima o queijo parmesão e uma folha de manjericão para cada fatia de pão. E bom apetite!

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários