D

Dicas do Chef

Cozinha Italiana – Toscana

Considerada a região mais charmosa da Itália (arquitetura, colinas, tranquilidade, e cheiro das folhas).

Equilibrada, simples, regional e, todavia, requintada – assim se pode definir a cozinha da Toscana. Sem grandes aparatos, é linear, séria e, no entanto, cheia de graça e ironia, tal como as pessoas que lá vivem. Especialidades de carne ou caça, grelhadas ou assadas no espeto. A cultura gastronômica das grandes cidades é, na verdade, um pouco mais suntuosa do que a cozinha rural, mas isto não significa que sejam servidos pratos exuberantes, como na vizinha Emília – Romana. Em Florença, o luxo consiste porventura num pedaço de carne particularmente atraente, a Bisteca Ala Fiorentina, ou num Spiendino toscano, carne assada no espeto, temperada com azeite e rosmaninho.

É no campo que se encontra a verdadeira cozinha de Toscana. Predominam as leguminosas, o pão, o queijo, os legumes e a fruta fresca. Ríbollita (sopa de legumes), Panzanella (salada de pão), Pappa col pomodoro(sopa de tomate com cubos de tão torrados), Pinzimonio (legumes crus com molho espesso de ervas e azeite) são todos pratos típicos da Toscana rural mais interior. O pão cozido propositadamente sem sal, um delicioso acompa­nhamento neutro para os saborosos enclridos, bem como para o Pecorino forte, é realmente ainda um alimento fundamental que acompanha os toscanos durante todo o dia. Todavia, apesar de toda a simplicidade dos ingredientes, ninguém poderá afirmar que a cozinha toscana é pobre ou até mesmo monótona, pois a paciência e a sabedoria dos cozinheiros é reconhecida como exemplar.

Gnocchi di patate al pollo alla toscana (Nhoque de batatas ao molho de frango da Toscana)

Ingredientes:

600gr de Coxa e sobrecoxa de Frango sem osso

30gr de Manteiga

80ml de Vinho branco seco

400gr de Tomate maduro

150ml de caldo de carne

Azeite extra virgem de oliva

Sal e Pimenta a gosto

Nhoque

700gr Batata tipo Asterix (rosada)

200gr de Farinha de trigo

100gr de queijo parmesão ralado

2 Ovos

Sal a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas com casca, de preferência no vapor. Descasque-as ainda quente e amasse. Misture 100gr da farinha, os dois ovos e o parmesão e trabalhe a massa até ficar uniforme, se necessário, adicione o restante da farinha. Tempere com sal e deixe descansar por 15 minutos.

Forme rolos de massa de 3 cm de diâmetro e corte-os em pedaços de 2 cm de comprimento. Cozinhe em água salgada até que subam.

Cortar o frango em pedaços pequenos, dourá-los em azeite e manteiga. Temperar com sal e pimenta. Deglaçar com o vinho branco e deixar evaporar. Adicionar o tomate concassé (sem pele, sem semente). Saltear rapidamente e acrescentar o caldo. Cozinhar por 40 min.

Sirva o gnocchi em pratos fundos com o molho do frango e uma porção da carne.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários