D

Dicas do Chef

Curiosidades sobre o Queijo Gorgonzola

O gorgonzola é um desses queijos dos quais não existe muito meio termo: é 8 ou 80; as pessoas amam ou odeiam – e é bom lembrar que as pessoas mais amam do que odeiam, uma vez que na Itália, seu país de origem, ele é o terceiro tipo de queijo mais consumido. Tem cheiro forte, gosto forte e muita gente torce o nariz para o seu “mofo”, sem saber que é justamente seu processo com fungos que o torna tão especial.

Se você gosta de queijo gorgonzola, esse texto com as curiosidades dele é pra você. Mas se por algum motivo você não gosta, leia também: sua história é tão apaixonante que você não vai resistir experimentar mais uma vez esse saboroso invento italiano.

O Gorgonzola é um queijo originário da cidade de… Gorgonzola. A cidade fica perto de Milão, na Itália. Com massa cremosa e aroma intenso, o gorgonzola é uma variedade de queijo azul fabricado com o leite de vaca.

Sua invenção data do século 10 e tem uma história bastante curiosa: diz-se que um queijeiro apaixonado, responsável por fazer o queijo strachino, se esqueceu de fazer o queijo quando corria atrás de uma gorgonzolense. E, para que seu patrão não percebesse o descuido, o queijeiro misturou leite ordenhado na noite anterior com o da manhã seguinte… o que deu origem aos fungos, que são a principal marca do gorgonzola.

Os italianos gostam de saborear o gorgonzola de duas formas, que julgam ser as mais perfeitas: gorgonzola com aipo e gorgonzola com mel – este último é apreciado, geralmente, depois do jantar, como uma sobremesa.

 Poucas pessoas sabem, realmente, produzir o queijo com qualidade. Seu processo envolve voal de seda para a massa, vários instrumentos para cortar a coalhada e os fungos são uma solução natural de bactérias sem cheiro. Além disso, o queijo deve ser lavado e salgado (para perder o soro em excesso), desidratado e furado para que os fungos cresçam dentro dele.

Polenta com creme de gorgonzola

Ingredientes

150gr Farinha de milho fina (fubá fino)

500ml de Água

500ml de Leite

1 colher de sopa de Manteiga

Sal e pimenta a gosto

Creme

80gr Queijo gorgonzola cortado em cubos pequenos

100ml Creme de leite fresco (nata)

50gr Queijo parmesão ralado fino

 Modo de preparo:

Leve o leite e a água ao fogo com a manteiga. Quando ferver, adicione o fubá aos poucos, peneirando. Deve atingir consistência de polenta bem lisa. Corrija o sal e cozinhe por mais ou menos uns 40 minutos. Deve ficar bem lisa e úmida.

Para o creme: Misture os queijos ao creme, mexendo bem. Para finalizar a polenta, coloque essa numa travessa e disponha o creme por cima. Leve ao forno ou salamandra para gratinar. Sirva imediatamente. (A polenta deve ficar macia e lisa)

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários