D

Dicas do Chef

Curiosidades sobre o Vinagre

 O termo vinagre vem do francês vinaigre, que significa “vinho azedo”. O vinagre é obtido de duas fermentações, uma alcoólica (transformação de um carboidrato em álcool) e outra acética (do álcool para ácido acético). Os vinagres mais comuns no Brasil são obtidos da fermentação do vinho da uva e da cana-de-açúcar. Mas existem vinagres de maçã, arroz, beterraba, limão e outros vegetais. O vinagre é utilizado desde a antiguidade, chegando inclusive a ser citado no Antigo e Novo Testamento bíblicos.

 O vinagre balsâmico (ou aceto balsâmico) é mais denso e escuro que o vinagre comum. Também possui sabor agridoce. É elaborado com um tipo de uva produzida apenas na Itália. O balsâmico mais famoso do mundo é feito na região de Modena.

  Essa mesma mistura de vinagre, sal e água morna (se bem que só água morna e sal são suficientes) é utilizada contra a dor de garganta. Basta fazer vários gargarejos ao dia para eliminar o desconforto.

 Água e vinagre são bastante úteis para limpar esponjas de lavar louça. A sua higienização é essencial. Nem todos sabem, mas a esponja é o item com maior número de bactérias em uma residência (até mesmo que a privada).

Para retirar resíduos queimados do fundo de frigideiras e panelas, encha-as de água e acrescente quatro colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo para ferver, aguarde até que a água esfrie e lave novamente.

Para tirar o cheiro de mofo dos armários, tire tudo o que está dentro e deixe uma vasilha de vinagre por 12 horas no compartimento. Em seguida, limpe com um pano embebido em vinagre.

Vinagres Aromatizados

Vinagre de morango

Ingredientes:

100ml Vinagre de vinho tinto

100gr Morango fresco

100ml Vinagre balsâmico

Modo de preparo:

Limpe os morangos e pique ele em cubos pequenos. Numa panela coloque os morangos picados juntamente com os dois vinagres. Deixe cozinhar por 15 minutos em panela tampada.

Resfrie rapidamente a mistura e coe. Após armazene sob refrigeração. Use em seguida.

Vinagre de ervas

Ingredientes:

200ml Vinagre de vinho branco

1 ramo Salsinha fresca

1 ramo Manjericão fresco

2 ramos Tomilho fresco ou alecrim

Modo de preparo:

Faça a higienização das folhas e seque-as adequadamente. Coloque as ervas na garrafa.

Coloque o vinagre na garrafa com auxílio de um funil. Armazene sob refrigeração até o aroma ser liberado.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários