D

Dicas do Chef

Deliciosa receita do Mac and Cheese, clássico da culinária dos EUA

Um dos pratos mais famosos da culinária dos Estados Unidos, o mac and cheese está ganhando espaço na mesa dos brasileiros (especialmente com versões industrializadas e congeladas).

O destaque é o molho cremoso, que leva bastante queijo cheddar e toques de parmesão e mussarela, mas é fácil de fazer. Curiosamente, a maior dificuldade da receita é encontrar o tipo certo de macarrão.

Conhecida como caracol ou cotovelo, a massa não é tão popular entre os brasileiros, mas isso está mudando. A italiana Barilla, por exemplo, lançou no Brasil sua versão desse macarrão.  A seguir uma receita clássica de mac and cheese para você preparar na sua casa.

Mac and cheese

Ingredientes:

50gr de manteiga

50gr de farinha de trigo

1 litro de leite quente

400gr de queijo cheddar, picado ou ralado

100gr de queijo mussarela, picado ou ralado

100gr de queijo parmesão, picado ou ralado

500gr de macarrão caracol

Sal, pimenta-do-reino moída na hora e noz-moscada a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a farinha. Cozinhe até que a mistura comece a fazer uma espuma esbranquiçada e suba um aroma amendoado.

Apague o fogo e acrescente o leite quente à panela aos poucos, mexendo sempre. Quando a mistura estiver homogênea, volte ao fogo novamente e cozinhe por 8 minutos em fogo baixo, mexendo sempre. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto. Adicione os queijos ao molho e mexa bem para que todos os queijos derretam.

Cozinhe a massa em abundante água fervente e salgada, por até dois minutos antes do tempo indicado na embalagem. Escorra a massa e reserve um pouco da água do cozimento.

Termine de cozinhar a massa no molho, mexendo sempre. Se necessário, adicione uma ou duas conchas da água do cozimento. Sirva bem quente. Se quiser, pode decorar a receita com pedacinhos de bacon crocante.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários