D

Dicas do Chef

Desperdício de Alimentos

Uma frase que você já teve ter ouvido falar: O Brasil é o país que mais produz alimentos, porem é o que mais desperdiça. Mas porque será que isso acontece? Quem são os culpados de tudo isso? Porque tanto alimento é jogado fora todos os dias? Essas e muitas outras perguntas você já se fez ou ouviu alguém fazer, mas porque essa realidade então não muda se sabemos que tudo isso acontece?

O Desperdício de alimentos no Brasil chega anualmente a ficar em torno de 26,3 milhões de toneladas, sem contar no que é perdido durante a colheita. O Brasil além de estar entre os maiores produtores agrícolas do mundo, o que é positivo, entra na lista negativa, entre os países que tem maior desperdício de alimentos. Para se ter uma ideia do tamanho do desperdício de alimentos no Brasil, a quantidade referida seria suficiente para alimentar 35 milhões de pessoas. A cada cinco minutos no nosso país vão parar no lixo 70 toneladas de alimentos, enquanto no mesmo período, uma criança morre, em consequência da falta de alimentos. Os maus hábitos na alimentação fazem com que 20% do que o brasileiro compra vá parar no lixo na hora de cozinhar.

No Brasil, a grande maioria dos alimentos desperdiçados são no momento em que a comida está sendo preparada e também na forma em que são armazenados nas casas. Seguido do desperdício em restaurantes e cozinhas industriais. Em reais, 12 bilhões de alimentos terminam no lixo, o que representa mais ou menos 1,4% do PIB do Brasil e que seria suficiente para que 8 milhões de famílias tivessem o que comer.

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Pão de folhas e talos

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de folhas e talos picados

1 xícara (chá) de caldo das folhas cozidas

1 ovo

1/2 xícara (chá) de água

1 colher (chá) de açúcar

3 colheres (chá) de sal

15g ou 1 tablete de fermento biológico ou de padaria

3 colheres (sopa) de óleo

4 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de Preparo:

Colocar as folhas e talos no liquidificador com o caldo de folhas cozidas. Bater bem. Juntar o ovo, o açúcar, o sal, o fermento e o óleo e continuar batendo. Colocar em uma vasilha a farinha de trigo e despejar a mistura do liqüidificador. Amassar até desgrudar das mãos. Deixar a massa crescer até dobrar de volume. Amassar novamente

e formar os pães, colocando-os em assadeira untada.

Deixar crescer novamente. Colocar em forno moderado para assar por aproximadamente 40 min. Dicas: Preparar esta receita com folhas de beterraba, cenoura, nabo, rabanete, brócolis, espinafre etc.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários