D

Dicas do Chef

Dia Mundial do Chocolate – Deveria ser todo dia

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

O Dia Mundial do Chocolate (Chocolate Day) é celebrado em 7 de julho. Não se sabe ao certo o motivo da escolha do dia 7 de julho para celebrar esta data. No entanto, acredita-se que marque a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV. Outrora, o chocolate só era conhecido e utilizado pelos Maias e os Astecas, civilizações originárias da América. Tomar chocolate quente virou, então, símbolo de status para a aristocracia europeia e somente com a Revolução Industrial o produto foi popularizado.

Nesta data é comum o consumo de chocolates, nas suas diversas variações. Também é normal em algumas culturas a troca de chocolates entre os amigos e familiares, como um modo de celebrar esta data.

Muitas pessoas também celebram o dia 26 de março (Dia do Cacau) como Dia do Chocolate. Isto porque esta fruta é a principal matéria-prima para a produção desta deliciosa iguaria.

Quando consumido na quantidade certa, o chocolate (principalmente o amargo ou meio amargo) traz diversos efeitos benéficos para a saúde, como por exemplo:

  • Alivia o estresse;
  • Combate à ansiedade;
  • Ajuda o raciocínio;
  • Melhora o humor (liberação de serotonina);
  • Grande fonte de energia;
  • Combate a hipertensão e depressão.

Para que essa data não passe em branco que tal preparar uma deliciosa receita a base de chocolate?

Torta Mousse de Chocolate assada

Ingredientes:

500gr de chocolate meio amargo

6 gemas de ovo

3 claras de ovo

25 ml conhaque

5gr de Nescafé

100gr de açúcar

40gr de manteiga

Para a cobertura:

350gr de Nutella

200ml de leite

Modo de fazer:

Derreta em banho maria a barra de chocolate junto com a manteiga. Em uma batedeira, bata as gemas com metade do açúcar e reserve, bata as claras com a outra metade do açúcar para que fique em neve.  Junte as gemas batidas com as claras em neve pouco a pouco, dilua o nescafé ao conhaque e adicione na massa.  Em seguida unte a forma com papel manteiga para a mousse não grudar ao fundo da forma e asse no forno a 180° durante 20 min.

Cobertura: Em um pote, dilua a Nutella com leite misturando para que fique uma calda liquida.

Montagem: Corte um pedaço da torta, coloque uma bola de sorvete por cima e finalize com a calda de Nutella.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários