D

Dicas do Chef

Dicas de como comprar azeite…

PUBLICIDADE

Se você é daqueles que ao comprar azeite pensa: ‘é caro, não consigo incluir no meu dia a dia o consumo desse produto‘, eu lhe deixo uma questão para refletir na próxima compra. Não tenha receio de incluir o azeite de oliva em suas receitas do trivial. Ao escolher e comprar um rótulo, é bom lembrar que ele pode vir a durar meses, então, não leve em consideração somente o valor imediato da compra. Seu custo será dividido por várias semanas e por muitas refeições. Por isso, invista em um azeite de qualidade.

Algumas dicas para lembrar na hora de comprar azeite:

  • Para que o produto seja considerado “azeite extravirgem” ou “azeite de oliva virgem”, não é permitida a presença de misturas com óleos vegetais refinados, como de soja, de outros ingredientes, aromas ou sabores.
  • A luz e o calor são grandes inimigos dos azeites, seguido do oxigênio. Por isso, ao comprar o azeite, escolha embalagens escuras. Elas ajudam a isolar o produto da luz.
  • Verifique o local de origem e a procedência de onde foi produzido. Isso garante a qualidade de seus produtos, por ter controle sobre toda a produção.
  • O azeite é feito por um processo natural, 100% suco de azeitona. Por essa razão, busque por aqueles envasados mais recentemente.
  • A acidez indicará a classificação do produto. O tipo extravirgem não tem defeitos sensoriais e mantém uma acidez máxima de 0,8%. Já o azeite tipo virgem tem limite de acidez maior que 0,8% e menor que 2% e o azeite de oliva, um azeite refinado de oliva misturado com azeite virgem pode chegar a uma acidez de cerca de 1,0%.
  • Lembrando que a acidez do azeite não está relacionada com a percepção do sabor ácido presente em muitos alimentos, como o limão. Está relacionada ao teor de ácidos graxos livres de gordura e só pode ser detectada por meio de análises laboratoriais.
  • Também fique atento ao prazo de validade, que vem informado na embalagem. Mantenha o azeite sempre longe de fontes de calor, como fogão, churrasqueira, ao abrigo da luz e em local seco, para manter o aroma e sabor preservados.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários