D

Dicas do Chef

Dicas e sugestões para Ceias de Natal

O Natal e o Ano Novo são as festas mais esperadas e comemoradas de todo o ano, independentemente de crença ou religião. Nesta época, muita gente já esta de férias e é um momento agradável para celebrar com a família e os amigos. E, além das boas companhias, o que não pode faltar é uma mesa com pratos especiais e gostosos.

Com o objetivo de contribuir para que as ceias sejam deliciosas e bonitas, pensamos em algumas dicas para vocês. São receitas tradicionais  nestas festividades que trazem um toque de inovação e tem também opções bem diferentes do que estamos acostumados a comer nesses festas, porque afinal, variar é sempre bom.

Antes de começar uma dica importante. Receber os amigos em casa é sempre uma alegria, mas quando se esta acostumado cozinha para 2 ou 1, pensar nas quantidades pode virar um pesadelo ou uma geladeira lotada de sobras as vezes por mais de uma semana. Para acertar em cheio na contar do que será necessário para que   o almoço ou o jantar seja um sucesso. Uma dica também muito importante é, misture as combinações e monte um cardápio personalizado para agradar a sua família.

Com relação a comida, calculamos uma média para atender até 12 pessoas:

2 kg de entradas

4 kg de pratos principais

2 kg de acompanhamentos

2 kg de sobremesas

Quanto às bebidas valem essas Dicas para a Ceia de Natal:

Alcoólicos:

1 espumante para 2 pessoas

1 vinho para 3 pessoas

4/5 latas de cervejas por pessoa

Não alcoólicos:

500ml de suco de frutas por pessoa

300ml de refrigerante por pessoa

400ml de água por pessoa

Sobre a montagem da mesa

Entre as boas Dicas para a Ceia de Natal, um jeito de deixar a mesa bem produzida sem ter que gastar muito e nem se preocupar onde vai guardar tudo depois, é recorrer as empresas locadoras de materiais para festas, pois pode ser locado o material sem ter que comprar ele.

Ideias para Ceia simples e econômica:

  • Saladas com frutas
  • Arroz com mix de amêndoas
  • Massas recheadas com molhos brancos
  • Carnes Assadas e recheadas
  • Aves natalinas
  • Farofas com frutas em calda
  • Tortas salgadas frias ou quentes
  • Sobremesas a base de futas e chocolate.

Que neste Natal o amor e a esperança aqueçam seus corações e o Ano Novo traga grandes realizações e muita felicidade. Que não faltem a boa comida e os lindos presentes, mas principalmente que haja saúde, alegria e bons sentimentos para compartilhar. E que cada um de vocês celebre estas festas junto da família ou daqueles que mais ama. Feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos!

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários