D

Dicas do Chef

receitas

Festa Junina

Já reparou que muitas das receitas das festas juninas, como canjica e paçoca, são feitas com milho e amendoim? Não é coincidência: junho é a temporada desses produtos, que estão mais frescos e mais baratos nos supermercados.

Também era assim antigamente, quando os festejos começaram. E, com milho e amendoim de sobra, o jeito foi aproveitar os produtos de todas as maneiras possíveis, já que não havia geladeira e outros métodos de conservação de alimentos.

Muitas das receitas são fáceis e podem ser preparadas com antecedência, uma mão na roda para quem preferir fazer o arraial em casa e reunir os mais chegados. E para hoje temos uma receita muito deliciosa e o segredo dessa versão da tradicional receita das festas juninas é usar arroz arbóreo, o mesmo que vai nos risotos – por ter mais amido, esse ingrediente ajuda a deixar a receita mais cremosa.

Arroz doce bem cremoso com arroz arbóreo   

Ingredientes:

350gr de arroz arbóreo

800gr de leite

300gr de açúcar

Essência de baunilha – a gosto

1 pitada de sal

300gr de creme de leite

60gr de açúcar

Quanto baste de doce de leite, para servir

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz no leite com o açúcar, a essência de baunilha e a pitada de sal até ficar al dente.

Bata o creme de leite e o açúcar até o ponto de chantili. Misture delicadamente o chantili com o arroz.

Sirva em pratos pequenos, com doce de leite nas laterais.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários