D

Dicas do Chef

coluna

Frio e suas comidas quentes…

Sopas estão entre as primeiras receitas depois que o fogo foi descoberto. Além de deixar os ingredientes macios, cozinhar carnes, vegetais e cereais, por exemplo, em água fervente costuma render um caldo saboroso e revitalizam-te, especialmente nos dias mais frios.

Durante centenas de anos, porém, as sopas foram vistas com preconceito, principalmente porque eram simples e consumidas pelas pessoas mais humildes. Foi só no século 19 que a receita teve seu status elevado por chefs franceses.

Um ponto a favor dessas receitas é que elas costumam ser fáceis e rápidas de fazer. E podem ser servidas a qualquer hora, seja no almoço ou jantar, como entrada ou prato principal. A seguir, confira uma receita de sopa e para você se esquentar.

Sopa de abóbora com farofa de pão

Ingredientes:

Sopa de abóbora

2 kg de abóbora cabotia ou japonesa

1 talo de salsão em cubos grandes

1 unidade de cebola em cubos grandes

1 cenoura picada em cubos grandes

2 dentes de alho descascados

100 ml de azeite

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Quanto baste de água

Farofa de pão

Pão do dia anterior

Alho picado a gosto

1 cebola picada bem pequeno

Salsinha e cebolinha a gosto

100gr de manteiga

Modo de preparo:

Sopa de abóbora

Cozinhe todos os legumes e o alho até ficarem macios. Reserve cerca de 1 copo grande da água do cozimento e bata tudo em um processador de alimentos ou liquidificador. Caso fique muito grosso, utilize a água reservada.

Acrescente o azeite aos poucos enquanto bate a sopa, para ela engrossar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Farofa de pão

Rasgue o pão na mão. Coloque na frigideira a manteiga, o alho e a cebola. Antes de começar a dourar, coloque o pão e vá puxando até ficar dourado. Acrescente salsinha e cebolinha picada, misture bem e reserve.

Para servir

Coloque a sopa em pratos e sirva com a farofa de pão.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários