D

Dicas do Chef

Mac and Cheese americano

O Mac and Cheese é um dos pratos mais tradicionais dos Estados Unidos e se tornou um ícone da cozinha americana quando o presidente Thomas Jefferson trouxe a ideia de uma viagem à Europa. Foi em 1802, que ele serviu o prato em um banquete de estado, ele também é um prato típico do Canada, feito com massa-cotovelo e queijo ralado.

Esta preparação pode ser servida como prato principal duma refeição, ou para acompanhar outras iguarias, mas tornou-se um ícone da cozinha americana durante a Grande Depressão, quando a Kraft Foods lançou esta comida em caixas, em 1937, ajudando milhões de americanos a terem uma refeição decente e barata.

Receita do Macarrão com Queijo – Mac and Cheese

Ingredientes:

500gr de macarrão cozido “al dente”

4 xícaras (chá) de creme de leite fresco

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (café) de noz-moscada em pó

1/2 cebola picada bem fininho

8 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

300gr de queijo mussarela ralado

300gr de queijo cheeder ralado

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Numa tigela misture o macarrão, o creme de leite fresco, a noz-moscada, o sal, a pimenta-do-reino, a cebola picada o queijo parmesão a mussarela e o cheeder ralados.

Coloque um refratário untado com manteiga e leve para o forno pré-aquecido a 180ºC por 25 a 30 minutos, ou até que fique totalmente gratinado sem ficar ressecado por dentro. Sirva imediatamente.

Obs.: Pode acrescentar a esta mistura pedacinhos de bacon frito.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários