D

Dicas do Chef

Melaço de Cana será que combina com carne?

A versatilidade do melaço na cozinha

O melaço é a estrela de diversas receitas doces e de sobremesas tradicionais e antigas da nossa gastronomia. No Brasil colonial, o produto originado do caldo da cana-de-açúcar foi moldado em barras para facilitar o transporte. No Sertão nordestino, era alimento obrigatório para os cangaceiros durante as longas caminhadas.

Estava sempre ao alcance, no bornal, bolsa que eles usavam a tiracolo e era consumida para repor as energias. A rapadura continua no dia a dia do sertanejo até hoje. Usada em molhos, a rapadura é responsável pelo sabor, pela textura e cor. Ela pode entrar em qualquer receita com personalidade e fazer bonito. O caráter adocicado pode ser subvertido. Ela é muito doce e aromática, chega até a ser amarga. Há uma densidade que precisa de um elemento ácido, como o limão ou o vinho branco. Que tal testar esse ingrediente numa receita salgada? Segue abaixo uma preparação que vai lhe deixar com água na boa…

Filé-mignon ao melaço de cana com arroz cremoso de queijo coalho

Ingredientes:

4 medalhões de filé mignon

1 colher de manteiga com ervas frescas

40ml de melaço de cana artesanal

1 colher de sopa de molho shoyu

Pimenta-do-reino e sal a gosto

Arroz:

100gr de arroz cozido

1 colher de sopa azeite de oliva

3 colheres de nata – creme de leite fresco

1 dente de alho picadinho

40 g de queijo coalho

1 colher de cebola picada

Modo de preparo:

Grelhe o filé no óleo quente, para selar, já temperado de sal e pimenta. Leve o filé ao forno, para dar o ponto. (180º graus por 5 minutos).

Em uma frigideira, coloque o azeite e doure o alho e a cebola. Acrescente 2 colheres de sopa de creme de leite e deixe ferver. Junte o arroz pré-cozido e o queijo coalho, cortado em cubinhos. Tempere com sal.

Na mesma frigideira em que o filé foi grelhado, coloque a manteiga de ervas, o melaço de cana, o restante do creme de leite. Deixe reduzir e dê o ponto com o shoyu.

Montagem: Em um prato, disponha o arroz no centro, com o molho em volta. Posicione o filé ao lado.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários