D

Dicas do Chef

O geladinho e a Segunda Guerra Mundial – GELADINHO GOURMET

O que sabemos sobre a história do geladinho? Bom, acontece que durante a Segunda Guerra Mundial, os marinheiros norte-americanos consumiam alimentos processados que eram congelados em pequenos sacos plásticos. Esse era o principal alimento durante as batalhas. Os “geladinhos” eram salgados e ricos em proteínas. Quando terminou a guerra, alguém –  não se sabe muito bem quem –, trouxe a ideia para o Brasil.

Só que aqui, como somos um país tropical e bastante pacífico, os alimentos dos marinheiros americanos se transformaram em suco de fruta congelado, uma iguaria saborosíssima. O picolé dentro de sacos pegou, e muito, também é chamada de dim-dim, chupe-chupe, big-bem, juju, flautinha, sacolete, picolé-de-saco, brasinha, bacaninha, lili, laranjinha, legalzinho.

Os geladinhos gourmet entraram na moda no último verão e parece que vieram para ficar, a maioria leva leite condensado na sua composição e podem ser consumidos como sobremesa de verão ou lanche da tarde. Gostosos e fáceis de fazer podem gerar um bom lucro para as férias de verão.

Gelinho Mousse de Maracujá

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 caixinha de creme de leite

1 lata (medida do leite condensado) de suco de maracujá concentrado

1 lata (medida do leite condensado) de leite

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador ate estar bem misturado. Coloque nos saquinhos com ajuda de um funil. Leve para congelar, cerca de 3 horas.

Chup-Chup recheado – Morango com Nutella

Ingredientes:

1 bandeja de morangos limpos

1 col (sopa) de açúcar refinado

½ xic de leite

½ xíc de Nutella

½ xic de leite

Modo de preparo:

Coloque no liquidificador: os morangos, o açúcar, o leite. Bata até obter um líquido homogêneo. Com a ajuda de um funil, preencha 2/3 de cada saquinho. Depois de colocar o líquido, torça a ponta do saquinho e feche com o arame revestido. Leve ao freezer por cerca de 3 horas (o sacolé deve ficar semi-congelado: não muito sólido mas com cristais de gelo já formados).

Em uma tigela, misture bem a Nutella com o leite. Em seguida, coloque no injetor. Abra um saquinho de cada vez e injete a Nutella dentro do sorvete (se estiver com dificuldade, acrescente água). Dê leves amassadas com os dedos para que o recheio se espalhe pelo sacolé. Feche novamente com o arame e leve ao freezer por mais 3 horas.

Geladinho de Paçoca

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (395g)

1 caixinha de creme de leite (200g)

1 e ¼ de xícara de leite (300ml)

4 paçocas esfareladas (88g)

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Depois, encha os saquinhos e leve para o congelador até ficarem firmes, cerca de 3 horas.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários