D

Dicas do Chef

Os 50 melhores restaurantes do mundo 2019

A Casa do Porco Bar, de Jefferson Rueda, é a única casa brasileira da lista.

Os 50 melhores restaurantes do mundo foram anunciados no último dia 25, direto de Singapura. O prêmio The World’s 50 Best Restaurants havia divulgado a lista das posições de 51 a 100 no dia 18 de junho. Quatro casas brasileiras entraram na lista.

O Brasil também marca presença entre os 50 melhores restaurantes. Desse modo, a Casa do Porco Bar, de Jefferson e Janaina Rueda, garantiu a 39 ª posição. No ano passado, o restaurante paulistano estava em 79º lugar. O melhor restaurante da América Latina é o Central, do Peru, comandado por Virgílio Martinez. A casa conquistou a 6ª posição.

O primeiro lugar ficou com o Mirazur, em Menton, na França, que havia ficado em 3º lugar no ano anterior. Na sequência está o Noma, de Copenhague, na Dinamarca. O restaurante, que já foi melhor do mundo, tinha fechado as portas em 2017 e reabriu em novo endereço em fevereiro do ano passado. Por isso, estava fora da lista em 2018. Agora, ele volta garantindo o segundo lugar e o título de melhor nova entrada. Completando o pódio, está o Asador Etxebarri, de Atxondo, na Espanha, que subiu sete posições.

Pancetta com goiabada de Jefferson Rueda

Ingredientes:

Torresmo

500gr de pancetta de porco

1 lt de banha de Porco

1 lt de água

80gr de sal

20gr de açúcar

Molho de goiabada

100gr de goiabada cremosa

30gr de molho de pimenta

Picles de cebola

50gr de cebola roxa

20ml de água

20ml de vinagre de arroz

5gr de açúcar

2gr de sal

Preparo:

Torresmo

Misture a água, sal e açúcar e dissolva bem. Mergulhe a pancetta nessa salmoura líquida e deixe por 3 horas. Após esse período, retire a pancetta e seque no papel toalha. Em uma panela, coloque a banha, acrescente a pancetta e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 horas. Retire a pancetta da banha, coloque em uma assadeira e resfrie por cerca de 4 horas. Depois desse período, corte a pancetta em cubos grandes e frite em uma panela com óleo preaquecido (200º) até ficar dourada e crocante.

Molho de goiabada

Misture os ingredientes e coloque em uma bisnaga e reserve.

Picles de cebola

Em uma panela, misture a água, o vinagre, o sal e o açúcar e leve ao fogo até o ponto de fervura e desligue. Quando esfriar, acrescente a cebola e reserva na geladeira. Ficará pronto para o uso em 12 horas.

Finalização

Coloque as pancettas em um recipiente e com a bisnaga coloque a goiabada sobre elas. Em cima da goiabada coloque o picles de cebola. Finalize salpicando flor de sal.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários