D

Dicas do Chef

Petiscos para o Natal: confira receitas deliciosas para servir antes da ceia

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

O Natal está chegando e já é hora de se preocupar com a ceia do dia 24! No entanto, muita gente que não gosta de comer o tradicional peru. Então, que tal apostar nos petiscos para agradar a todos? Selecionamos duas receitas diferentes com ingredientes que todo mundo conhece para você degustar na grande noite.

Tender Aperitivo

INGREDIENTES

1 tender bolinha sem osso (+/- 1kg)

CREME

1 colher (sobremesa) de azeite

1 colher (sopa) de alho picado

250 g de requeijão cremoso

½ xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (chá) de alho picado

1/3 xícara (chá) de suco de laranja (80 ml)

MODO DE PREPARO

 TENDER

Com uma faca de ponta e afiada corte o tender ao meio no sentido do comprimento e separe as duas metades. Pegue uma metade do tender e com uma faca afiada corte uma fatia fina na base do tender, para que esta metade fique firme sobre a mesa. Com a mesma faca vá cavando e retirando o miolo do tender. Deixe uma borda fina de carne do tender (com +/- 0,5 cm de espessura) até formar uma tigela. Reserve a tigela e o miolo de tender.  Pegue o miolo do tender e rale no ralo grosso. Reserve para fazer um patê.

CREME

Numa panela em fogo médio coloque 1 colher (sobremesa) de azeite e 1 colher (sopa) de alho picado e refogue até dourar o alho. Adicione 250 g de requeijão cremoso e ½ xícara (chá) de leite e misture até derreter o requeijão cremoso.

Pegue a outra metade do tender (+/- 500 g) e com uma faca retire a casca. Corte em cubos com +/- 1 cm de lado. Transfira os cubos para uma frigideira aquecida com 1 colher (sopa) de manteiga e leve ao fogo médio até dourar. Adicione 1 colher (chá) de alho picado e misture. Acrescente 1/3 xícara (chá) de suco de laranja e deixe reduzir até caramelizar os cubos de tender. Reserve.

MONTAGEM

Coloque o creme de requeijão na tigela de tender e sirva em seguida decorado com alho frito e os cubos de tender dourados.

 Pastel Salgado de Milho

 INGREDIENTES

 MASSA

3          xícaras (chá) de farinha de milho flocada moída

3          xícaras (chá) de farinha de trigo

Sal a gosto

1          litro de água fervente

 RECHEIO

Queijo meia-cura ralado

Carne moída

 MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque 3 xícaras (chá) de farinha de milho flocada moída, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, sal a gosto e misture. Adicione, aos poucos, 1 litro de água fervente e misture bem.

Transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada e sove bem a massa até ficar homogênea. Com um rolo abra a massa e com um cortador corte em círculos. Recheie a gosto e feche a massa. Deixe descansar de um dia para o outro.

Frite os pastéis em óleo quente até dourar. Retire com uma escumadeira e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários