D

Dicas do Chef

COLUNA

Pinhão faz bem ao coração e cérebro…

O pinhão é a semente da Araucária e a parte comestível da pinha. É nativo da região Sul e de algumas áreas do Sudeste do Brasil. Formado pela casca e amêndoa, o alimento se destaca pelo sabor e a textura diferenciada. Possui nutrientes importantes para o organismo como fibras, amido resistente, proteínas e minerais essenciais como ferro, potássio, cálcio, magnésio, zinco e também vitamina C. Além disso, tem baixo teor de gordura e sódio.

PUBLICIDADE

O pinhão é fonte de potássio. Esse nutriente está associado a níveis reduzidos de pressão arterial. Isso porque ele diminui os efeitos do sódio e alivia a tensão das paredes dos vasos sanguíneos, o que contribui para controlar a hipertensão. Em 100 g de pinhão há 727 mg de potássio. Além disso, possui ômega 6 e 9, que reduzem o colesterol considerado “ruim” do organismo. Ambas as condições de saúde são fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

O pinhão é fonte de vitaminas do complexo B, o que contribui para o bom funcionamento cerebral. Por isso, o consumo regular auxilia no raciocínio e na memória. Possui também potássio e fósforo, minerais importantes para o cérebro.

Risoto de charque com pinhão

Ingredientes:

280gr de arroz para risoto – Arbóreo ou Carnaroli

200ml de vinho branco seco

1 litro de caldo de legumes

500gr de charque em cubos

150gr de pinhão descascado e cozido

1/2 cebola picada

4 colheres (sopa) de queijo parmesão

4 colheres (sopa) de manteiga sem sal

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Refogue em azeite a cebola e o charque. Entre com o arroz e misture bem. Junte o vinho aos poucos, sem cobrir o arroz, sempre ao fogo alto.

Mexa bem para não grudar no fundo da panela e nas bordas. Quando o vinho acabar, use o caldo. Continue repetindo essa operação até que o arroz fique al dente. Junte o queijo e os pinhões e continue mexendo.

Prove e acerte o sal e a pimenta-do-reino. Se ficar seco, acrescente mais um pouco de caldo de legumes. Junte o resto da manteiga, para dar ao risoto mais cremosidade e sabor.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários