D

Dicas do Chef

Propriedades do palmito

O palmito é obtido a partir do interior da palmeira, e o formato cilíndrico é tentador para construir pratos atrativos. A coloração branca contribui com a aparência do prato, e a sua crocância é destaque não só em saladas frias, como em receitas aquecidas.

            As porções de 100 gramas contam com apenas 30 calorias, o que não gera prejuízos à uma dieta para perda de peso. Favorável ao controle de peso, os benefícios do Palmito são justificados pela presença de diversas vitaminas e minerais. O Potássio contido nele supre as necessidades diárias, e auxilia no controle de pressão arterial e batimentos cardíacos. Dentre as vitaminas, o palmito ainda pode ser contribuinte de vitamina C, a qual otimiza a absorção de Ferro, sendo um diferencial para o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo contra a ação de reações adversas.

            É importante não atribuirmos a responsabilidade de garantia de saúde ao palmito, pois, ele não pode se responsabilizar pelo completo funcionamento do organismo. Ele pode ser um excelente aliado, mas não oferecerá grande contribuição, se não houver adoção de hábitos e alimentação saudável.

Arroz Cremoso com Palmito

Ingredientes:

2 xícaras de arroz

1 dente de alho

½ Cebola picada

Salsinha e cebolinha a gosto

1/2 xícara de vinho branco seco

1 copo de requeijão cremoso

150 g de palmito picadinho

Modo de preparo:

            Frite alho e cebola e acrescente o arroz, deixe refogar. Adicione o vinho e deixe ferver por 2 minutos, acrescente a água e deixe cozinhar o arroz.

            Quando estiver quase pronto coloque o palmito e requeijão, mexa até incorporar bem.          

            Sirva ainda quente para ficar cremoso, decore com salsinha.

Dica: Ele fica maravilhoso acompanhado de um filé grelhado ou um peixe assado.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários