D

Dicas do Chef

Quaresma e o aumento do consumo de peixe

O consumo de peixes aumenta bastante no período da Quaresma. A carne branca dos peixes é saudável, nutritiva e pouco calórica. Possui grande quantidade de minerais, como o cálcio, que é bom para os ossos, o zinco, que ajuda na imunidade, e o iodo, que controla a função da tireóide.

A carne de peixe também é rica em vitaminas do complexo B, como a B12 e o ácido fólico. Mas, provavelmente, a maior contribuição dela para o organismo seja o ômega 3. Ele é formado por um grupo de ácidos graxos que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Para escolher bons peixes, é preciso ver se eles estão frescos. As escamas e a carne devem estar bem firmes, os olhos saltados para fora e as guelras vermelhas. No supermercado, eles precisam estar sempre imersos em gelo e em boas condições de higiene. Apenas o bacalhau é comprado salgado.

Já em casa, é bom prepará-los logo ou guardá-los congelados. Uma forma de descongelar os peixes é colocando-os em um vasilhame com leite. Assim, eles adquirem aspecto de frescos e um cheiro mais suave. É importante usar recipientes e utensílios bem limpos, com água sanitária, vinagre ou limão, para manipular a carne. Esses produtos ajudam também a retirar o cheiro de peixe dos objetos usados.

Escondidinho de tilápia

Ingredientes:

600gr de file de tilápia

3 colher sopa de suco de limão

2 colher sopa de manteiga

1 cebola média picada

3 colher sopa molho de tomate

2 colher sopa de farinha de trigo

3/4 de xícara de leite

2 colher sopa de salsinha e cebolinha picados

1 ovo cozido e picado

Sal e pimenta a gosto

Para o creme:

4 batatas medias cozidas

1 colher sopa de manteiga

3 colher sopa de queijo parmesão ralado

1 gema para pincelar

Farinha de rosca para polvilhar

Modo de fazer:

Corte os files de peixe em tiras e tempere com sal, pimenta e suco limão e coentro. Na panela, aqueça a manteiga e frite a cebola.  Acrescente o peixe, o molho de tomate. Refogue por 5 minutos. Misture a farinha com o leite e junto ao refogado. Cozinhe até ficar cremoso.retire do fogo e coloque  o ovo.

Unte um refratário com azeite, polvilhe com a farinha de rosca e coloque o refogado de peixe. Esprema as batatas cozidas ainda quentes e acrecente a manteiga e o queijo ralado. Espalhe sobre o refogado de peixe, pincele com a gema e leve ao forno preaquecido por 20 min, até dourar.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários