D

Dicas do Chef

REceita

Que tal preparar aquelas tortas deliciosas na cozinha?

Tortas são preparadas há muito tempo. Os registros mais antigos indicam que essas receitas já eram feitas na Grécia Antiga, em homenagem à deusa Artémis, responsável pelas plantações, pela caça e pela fertilidade. Redondas e recheadas com frutas, essas tortas eram preparadas para comemorar boas colheitas e o nascimento de crianças. Ao longo dos séculos, dezenas de receitas diferentes foram criadas ao redor do mundo. Entre suas várias versões, a mais recente é a torta de liquidificador – afinal, não faz muito tempo que o utensílio conquistou espaço nas cozinhas. No Brasil, o primeiro modelo doméstico foi produzido pela Walita, empresa que surgiu na década de 1930, em São Paulo, e foi comprada pela holandesa Philips em 1971. O nome faz referência ao casal que criou a marca, Waldemar e Lita.

Torta colorida

Ingredientes:

2 ovos

1 xícara (chá) de leite

4 colheres (sopa) de óleo

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 lata de seleta de legumes

100 g de mussarela fatiada

2 tomates cortados em rodelas

2 colheres (sopa) de azeitonas verdes sem caroço picadas

1 colher (chá) de orégano para polvilhar

Preparo:

Em um liquidificador, bata os ovos, o leite, o óleo, a farinha de trigo, o sal e o fermento até obter uma massa homogênea.

Despeje a massa em um recipiente refratário médio (20 cm x 30 cm) previamente untado com óleo. Sobre a massa, distribua os legumes, a mussarela as rodelas de tomate, as azeitonas e o orégano.

Leve ao forno médio (180°C), previamente aquecido, por cerca de 40 minutos. Sirva a seguir.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários