D

Dicas do Chef

Que tal uma nova versão de bolo gelado?

Alguns benefícios do amendoim:

Apesar de ser classificado como castanha, graças ao perfil nutricional, o amendoim é uma leguminosa, parente de outras como o feijão e a ervilha. A planta que o origina é nativa da América do Sul, cultivada há séculos pelas civilizações Maia e Asteca.

Mesmo sendo importante fonte de alimento e nutrientes, somente ficou conhecido no mundo todo no século 19, quando os Estados Unidos passaram a cultivá-lo em larga escala, exportando-o para o mundo todo.

Os benefícios do amendoim são muitos. Conhecido pelo alto teor calórico, traz diversos benefícios para uma vida mais saudável, auxiliando inclusive na perda de peso se consumido de forma correta.

Além disso, apresenta diversos outros ganhos, como a prevenção das doenças cardiovasculares, prevenção do câncer, manutenção da saúde muscular, prevenção do envelhecimento precoce, auxílio na melhora do humor e estoque energético.

Bolo gelado de chocolate com amendoim

Ingredientes:

Bolo:

200gr de manteiga;

220gr de açúcar refinado

180gr de farinha de trigo;

110gr de chocolate em pó

200ml de leite;

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 colher (chá) de essência de baunilha;

3 ovos

1 pitada de sal;

Amendoim moído para finalizar

Calda:

600gr de leite condensado;

400 ml de leite

6 colheres (sopa) de cacau em pó (100% de cacau)

3 colheres (sopa) de manteiga

Modo de Preparo:

Bolo:Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar cremosa. Junte os ovos, um a um. Alterne os ingredientes secos e os líquidos, exceto o amendoim moído, adicionando o fermento apenas no final.

Coloque a mistura em uma forma retangular de 20 cm x 30 cm e leve para assar ao forno preaquecido a 190 °C até que a massa esteja cozida e levemente dourada, cerca de 30 minutos. Regue o bolo com a calda, corte-o e passe os pedaços no amendoim moído.

Calda:Coloque os ingredientes em uma panela e cozinhe, sem parar de mexer até que a massa solte do fundo ou atinja a temperatura de 105 ºC. Retire do fogo e incorpore o leite para formar a calda.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários