D

Dicas do Chef

RECEITA

Quem resiste a uma boa cocada de forno?

É difícil encontrar alguém que não goste de coco e de receitas que levam essa deliciosa iguaria. A cocada é um dos doces mais tradicionais do Brasil – e sua história está intimamente relacionada com a história do nosso país.

PUBLICIDADE

É

A cocada é um doce simples, saboroso e cheio de marcas culturais. A sua verdadeira origem no Brasil ainda não é muito bem definida, mas sabe-se que está relacionada aos povos afro-brasileiros dos tempos da colonização.

Feita com coco ralado, açúcar mascavo e água, a cocada é uma iguaria africana, que provavelmente foi inserida na culinária brasileira por meio dos escravos.

Inicialmente, como dissemos, a cocada era feita com açúcar mascavo, por isso era bem escura. Com o tempo e o início da produção de açúcar cristal, mais claro, surgiu a cocada branca. E depois com o tempo foi introduzido o leite, leite condensado, fazendo que a receita ficasse mais saborosa e cremosa.

Cocada de forno

Ingredientes:

400 g de coco fresco ralado

3 xícaras (chá) de açúcar refinado

1 xícara (chá) de água

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

1 colher (café) de canela

1 caixa de leite condensado

Fita de coco seco a gosto

Modo de preparo:

Faça uma calda com o açúcar e a água em ponto de fio. Em um pote, misture os demais ingredientes. Coloque a calda nas laterais e em baixo dos ramequins ou em um marinex. Leve ao forno preaquecido a 160 ºC por aproximadamente 35 minutos. Polvilhe canela e decore com fita de coco seco.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários